Diante das evoluções tecnológicas mundiais, a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação apresenta-se como uma ferramenta aliada dos que possuem necessidade e desejo de constante especialização e reciclagem, seja para aprimorar o trabalho já desempenhado ou para alcançar objetivos profissionais. Com as exigências cada vez mais altas do mercado de trabalho, surgem os testes seletivos para concursos, cuja finalidade é, além de selecionar os melhores profissionais, nivelar o conhecimento básico. Assim, por já serem graduados e possuírem jornada de trabalho ou ainda estarem desempregados, mas desempenharem outras atividades obrigatórias, muitos buscam a EAD como ferramenta de estudo na preparação para os diversos concursos públicos ofertados já que o ensino a distância possibilita melhor flexibilidade de horários e aprendizado. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento sobre a eficácia dos métodos de EAD já existentes para concursos e a partir disso desenvolver modelos de ensino mais inovadores e completos voltados a área preparatória para concursos. O levantamento bibliográfico já feito não apresenta relatos ou trabalhos de estudos voltados para esta área do ensino a distância, comprovando a importância de um estudo aprofundado e desenvolvimento de ideias direcionadas ao tema.