Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MITO DA CAVERNA EM CORDEL: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E ENSINO DE FILOSOFIA

Palavra-chaves: LITERATURA, POESIA, ENSINO, FILOSOFIA Comunicação Oral (CO) GT 04. Fundamentos da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48168
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4599
    "inscrito_id" => 4514
    "titulo" => "O MITO DA CAVERNA EM CORDEL: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E ENSINO DE FILOSOFIA"
    "resumo" => "O processo de ensino se constitui como um desafio aos professores das mais diversas áreas do conhecimento, pois numa perspectiva interacionista estes educadores carregam consigo a tarefa de fazer com que suas aulas proporcionem aos alunos o interesse e o prazer por estudar os conteúdos discutidos em sala, e de que não sejam somente meros receptores que não refletem nem se posicionam criticamente. Tendo isso como norte, o presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma conexão entre a literatura e o ensino de filosofia, onde a literatura de cordel serve como mediadora de fixação do conteúdo, além de provocar uma reflexão social, através do texto. Assim sendo, este trabalho se apresenta como uma proposta curricular escolar que serve como auxílio didático aos alunos, e como uma ferramenta útil e pedagógica à disposição do educador. A pesquisa, de cunho teórico e didático, envolve conceitos de Chaui (2005), Pinheiro (2007), Proença Filho (1997), dentre outros. Cabe ainda ressaltar que este artigo consiste em uma reorganização e revisão de um trabalho anterior também de nossa autoria, intitulado “A poesia como instrumento didático de reflexão no ensino de filosofia: diálogo possível” (SOUSA; PRAXEDES; NETO – CONEDU, 2015), ao qual foram feitas algumas adições e alterações, tendo como norte o enriquecimento e aprimoramento científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, ENSINO, FILOSOFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID4514_17092018232241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN SEVERO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NATAN"
    "autor_email" => "natansb.letras@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48168
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4599
    "inscrito_id" => 4514
    "titulo" => "O MITO DA CAVERNA EM CORDEL: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E ENSINO DE FILOSOFIA"
    "resumo" => "O processo de ensino se constitui como um desafio aos professores das mais diversas áreas do conhecimento, pois numa perspectiva interacionista estes educadores carregam consigo a tarefa de fazer com que suas aulas proporcionem aos alunos o interesse e o prazer por estudar os conteúdos discutidos em sala, e de que não sejam somente meros receptores que não refletem nem se posicionam criticamente. Tendo isso como norte, o presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma conexão entre a literatura e o ensino de filosofia, onde a literatura de cordel serve como mediadora de fixação do conteúdo, além de provocar uma reflexão social, através do texto. Assim sendo, este trabalho se apresenta como uma proposta curricular escolar que serve como auxílio didático aos alunos, e como uma ferramenta útil e pedagógica à disposição do educador. A pesquisa, de cunho teórico e didático, envolve conceitos de Chaui (2005), Pinheiro (2007), Proença Filho (1997), dentre outros. Cabe ainda ressaltar que este artigo consiste em uma reorganização e revisão de um trabalho anterior também de nossa autoria, intitulado “A poesia como instrumento didático de reflexão no ensino de filosofia: diálogo possível” (SOUSA; PRAXEDES; NETO – CONEDU, 2015), ao qual foram feitas algumas adições e alterações, tendo como norte o enriquecimento e aprimoramento científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, ENSINO, FILOSOFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID4514_17092018232241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN SEVERO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NATAN"
    "autor_email" => "natansb.letras@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O processo de ensino se constitui como um desafio aos professores das mais diversas áreas do conhecimento, pois numa perspectiva interacionista estes educadores carregam consigo a tarefa de fazer com que suas aulas proporcionem aos alunos o interesse e o prazer por estudar os conteúdos discutidos em sala, e de que não sejam somente meros receptores que não refletem nem se posicionam criticamente. Tendo isso como norte, o presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma conexão entre a literatura e o ensino de filosofia, onde a literatura de cordel serve como mediadora de fixação do conteúdo, além de provocar uma reflexão social, através do texto. Assim sendo, este trabalho se apresenta como uma proposta curricular escolar que serve como auxílio didático aos alunos, e como uma ferramenta útil e pedagógica à disposição do educador. A pesquisa, de cunho teórico e didático, envolve conceitos de Chaui (2005), Pinheiro (2007), Proença Filho (1997), dentre outros. Cabe ainda ressaltar que este artigo consiste em uma reorganização e revisão de um trabalho anterior também de nossa autoria, intitulado “A poesia como instrumento didático de reflexão no ensino de filosofia: diálogo possível” (SOUSA; PRAXEDES; NETO – CONEDU, 2015), ao qual foram feitas algumas adições e alterações, tendo como norte o enriquecimento e aprimoramento científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.