No contexto das áreas da fonética e da fonologia visual da língua de sinais, este relato de experiência trabalhou com os conceitos de configuração da mão, movimento, localização, orientação e expressão facial, como aspectos fonológicos das línguas de sinais que se diferenciam da fonologia das línguas orais. O relato teve como objetivo ensinar os parâmetros da fonologia visual da libras que funcionam como fonemas, levando os alunos a refletirem sobre a sua língua e a importância desta na sua formação. A base teórica foi respaldada em autores como Quadros (1997, 2006, 2008); Karnopp (2008 ); e Ferreira (2010). Como metodologia, foram utilizadas aulas teóricas e práticas como espaço para debates e trocas de opiniões e experiências entre professor e alunos, privilegiando a informação e os saberes de ambos. A avaliação foi pautada na observação do progresso do aluno em relação ao conteúdo, seu interesse, participação e aprendizagem. Como resultado da experiência, foi possível constatar que muitos surdos ainda sofrem com a barreira da comunicação, necessitando de um conhecimento pautado na ciência linguística a fim de melhor fazer uso de sua língua.