MICROBIOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: QUAIS OS DESAFIOS?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47864 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2377 "inscrito_id" => 3803 "titulo" => "MICROBIOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: QUAIS OS DESAFIOS?" "resumo" => "A microbiologia é o ramo de grande relevância na biologia que estuda as bactérias, vírus, fungos, protozoários, algas unicelulares. É de extrema importância ter o conhecimento básico sobre microbiologia, pois essa área do conhecimento está diretamente ligada com a saúde humana e meio ambiente, neste contexto, a microbiologia merece papel de grande destaque no Ensino de Ciências e Biologia. Infelizmente é observado que na maioria das escolas as aulas de Ciências e de Biologia ainda são ministradas com metodologia de ensino tradicional, trazendo o conteúdo de uma forma limitada, o que dificulta o aprendizado científico eficiente e significativo dos mesmos. Desta forma, se faz necessário uma aula distinta do método tradicional, onde o aluno tenha a possibilidade de relacionar os conhecimentos advindos do ambiente escolar com o seu cotidiano. Nesta perspectiva, o trabalho teve como objetivo identificar as concepções que os alunos apresentam sobre microbiologia, a partir da aplicação de um questionário que trazia concepções básicas sobre este tema, principalmente aspectos associados ao cotidiano dos educandos. A análise do questionário possibilitou identificar a dificuldade apresentada pelos alunos envolvendo aspectos básicos e de grande importância sobre este tema, o que esta diretamente relacionado ao método tradicional de explanação do conteúdo. A partir deste trabalho, fica evidente a necessidade de introduzir metodologias alternativas que supram as lacunas deixadas pelo método tradicional, principalmente no que diz respeito a este tema de grande importância pra a saúde humana e do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MICRORGANISMO, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3803_10092018102840.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANE DE SANTANA SILVA" "autor_nome_curto" => "GERLANE" "autor_email" => "gerlane_santana@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47864 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2377 "inscrito_id" => 3803 "titulo" => "MICROBIOLOGIA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: QUAIS OS DESAFIOS?" "resumo" => "A microbiologia é o ramo de grande relevância na biologia que estuda as bactérias, vírus, fungos, protozoários, algas unicelulares. É de extrema importância ter o conhecimento básico sobre microbiologia, pois essa área do conhecimento está diretamente ligada com a saúde humana e meio ambiente, neste contexto, a microbiologia merece papel de grande destaque no Ensino de Ciências e Biologia. Infelizmente é observado que na maioria das escolas as aulas de Ciências e de Biologia ainda são ministradas com metodologia de ensino tradicional, trazendo o conteúdo de uma forma limitada, o que dificulta o aprendizado científico eficiente e significativo dos mesmos. Desta forma, se faz necessário uma aula distinta do método tradicional, onde o aluno tenha a possibilidade de relacionar os conhecimentos advindos do ambiente escolar com o seu cotidiano. Nesta perspectiva, o trabalho teve como objetivo identificar as concepções que os alunos apresentam sobre microbiologia, a partir da aplicação de um questionário que trazia concepções básicas sobre este tema, principalmente aspectos associados ao cotidiano dos educandos. A análise do questionário possibilitou identificar a dificuldade apresentada pelos alunos envolvendo aspectos básicos e de grande importância sobre este tema, o que esta diretamente relacionado ao método tradicional de explanação do conteúdo. A partir deste trabalho, fica evidente a necessidade de introduzir metodologias alternativas que supram as lacunas deixadas pelo método tradicional, principalmente no que diz respeito a este tema de grande importância pra a saúde humana e do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MICRORGANISMO, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3803_10092018102840.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANE DE SANTANA SILVA" "autor_nome_curto" => "GERLANE" "autor_email" => "gerlane_santana@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }