A História da Educação tem apresentado, com o passar dos anos, inúmeras pesquisas fundamentadas em intelectuais que se destacaram durante as décadas de 20 e 30 e na interposição destes no campo educacional, através da utilização da imprensa pedagógica como um maquinário para esculpir e delinear as ações político-pedagógicas dos professores, os quais estavam envoltos por uma nova percepção da Educação que surgira. Com base na investigação nas discussões sobre a Escola Nova, nos sujeitos nela inseridos, nos debates educacionais e na compreensão dessa perspectiva inovadora das práticas educativas deste período, surge a proposta de pesquisa destas questões, contudo, abordadas especificamente no contexto paraibano. Para a construção do projeto foram destacados e utilizados como fonte de pesquisa,os seguintes impressos pedagógicos: O Jornal O Educador, a Revista do Ensino, os Jornais A União e A imprensa, os quais foram analisados através de suas versões obtidas em visitas ao Instituto Histórico Geográfico da Paraíba (IHGP), localizado no Centro de João Pessoa, foram também realizadas pesquisas no Arquivo Eclesiástico Paraibano, localizado no Centro Histórico São Francisco. O projeto propõe o mapeamento de discussões que envolveram o ideário escolanovista e as críticas à escola denominada “Tradicional”, possibilitando a identificação dos fundamentos desse ideário que denuncia a educação tradicional, e a compreensão da imprensa pedagógica e alguns dos sujeitos com ela envolvidos, como elementos de destaque para articulação deste novo ideário na Paraíba. Visto que, o entendimento da perspectiva pedagógico escolanovista produzida no Brasil, influenciou sobremaneira a educação paraibana.