Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA: UM RELATO DO PROJETO ENERGIA QUE TRANSFORMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47178
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3842
    "inscrito_id" => 491
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA: UM RELATO DO PROJETO ENERGIA QUE TRANSFORMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O trabalho relata uma prática de ensino que considera os alunos como colaboradores no desenvolvimento do “Projeto Energia que Transforma” realizado na Escola Municipal Professor Manoel Assis, instituição de Ensino Fundamental. A proposta metodológica do trabalho permite aos alunos uma prática de aproximação do educando ao seu papel de sujeito inserido dentro de sua contextualização social. Com isso, a valorização do objeto de pesquisa ganha um significado todo especial, permitindo uma dedicação do grupo em realizar as ações propostas e até mesmo uma satisfação pessoal por parte de cada um, compreendendo a urgência na mudança de atitudes para buscar uma pegada ecológica que venha favorecer a sustentabilidade da vida e do meio ambiente. A utilização do material do Projeto Energia que Transforma foi muito importante para a realização das ações na construção do conhecimento dos nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os spots de rádio “Alô João” e os vídeos “Vida de República”. Foi organizada uma aula passeio, visitamos um Parque Eólico na Costa Branca, no município de Areia Branca, onde os alunos puderam conhecer a organização e estruturação do parque, os desafios das empresas em gerar e transmitir a energia produzida, como outros questionamentos que puderam ser esclarecidos, como por exemplo, o potencial técnico que o nosso Estado, o Rio Grande do Norte, possui devido a sua localização geográfica. As experiências pessoais e a visão de mundo dos alunos aliado ao material pedagógico elaborado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Canal futura, Eletrobras e o Grupo Neoenergia permitiu a apropriação do conhecimento dos nossos discentes na realização dos trabalhos e na apresentação para a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID491_17092018102843.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALYSSON"
    "autor_email" => "alyssonleonezaraujo@bol.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47178
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3842
    "inscrito_id" => 491
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA: UM RELATO DO PROJETO ENERGIA QUE TRANSFORMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O trabalho relata uma prática de ensino que considera os alunos como colaboradores no desenvolvimento do “Projeto Energia que Transforma” realizado na Escola Municipal Professor Manoel Assis, instituição de Ensino Fundamental. A proposta metodológica do trabalho permite aos alunos uma prática de aproximação do educando ao seu papel de sujeito inserido dentro de sua contextualização social. Com isso, a valorização do objeto de pesquisa ganha um significado todo especial, permitindo uma dedicação do grupo em realizar as ações propostas e até mesmo uma satisfação pessoal por parte de cada um, compreendendo a urgência na mudança de atitudes para buscar uma pegada ecológica que venha favorecer a sustentabilidade da vida e do meio ambiente. A utilização do material do Projeto Energia que Transforma foi muito importante para a realização das ações na construção do conhecimento dos nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os spots de rádio “Alô João” e os vídeos “Vida de República”. Foi organizada uma aula passeio, visitamos um Parque Eólico na Costa Branca, no município de Areia Branca, onde os alunos puderam conhecer a organização e estruturação do parque, os desafios das empresas em gerar e transmitir a energia produzida, como outros questionamentos que puderam ser esclarecidos, como por exemplo, o potencial técnico que o nosso Estado, o Rio Grande do Norte, possui devido a sua localização geográfica. As experiências pessoais e a visão de mundo dos alunos aliado ao material pedagógico elaborado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Canal futura, Eletrobras e o Grupo Neoenergia permitiu a apropriação do conhecimento dos nossos discentes na realização dos trabalhos e na apresentação para a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENERGIA, SUSTENTABILIDADE, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID491_17092018102843.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYSSON LEONEZ DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALYSSON"
    "autor_email" => "alyssonleonezaraujo@bol.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho relata uma prática de ensino que considera os alunos como colaboradores no desenvolvimento do “Projeto Energia que Transforma” realizado na Escola Municipal Professor Manoel Assis, instituição de Ensino Fundamental. A proposta metodológica do trabalho permite aos alunos uma prática de aproximação do educando ao seu papel de sujeito inserido dentro de sua contextualização social. Com isso, a valorização do objeto de pesquisa ganha um significado todo especial, permitindo uma dedicação do grupo em realizar as ações propostas e até mesmo uma satisfação pessoal por parte de cada um, compreendendo a urgência na mudança de atitudes para buscar uma pegada ecológica que venha favorecer a sustentabilidade da vida e do meio ambiente. A utilização do material do Projeto Energia que Transforma foi muito importante para a realização das ações na construção do conhecimento dos nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os spots de rádio “Alô João” e os vídeos “Vida de República”. Foi organizada uma aula passeio, visitamos um Parque Eólico na Costa Branca, no município de Areia Branca, onde os alunos puderam conhecer a organização e estruturação do parque, os desafios das empresas em gerar e transmitir a energia produzida, como outros questionamentos que puderam ser esclarecidos, como por exemplo, o potencial técnico que o nosso Estado, o Rio Grande do Norte, possui devido a sua localização geográfica. As experiências pessoais e a visão de mundo dos alunos aliado ao material pedagógico elaborado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Canal futura, Eletrobras e o Grupo Neoenergia permitiu a apropriação do conhecimento dos nossos discentes na realização dos trabalhos e na apresentação para a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.