O trabalho relata uma prática de ensino que considera os alunos como colaboradores no desenvolvimento do “Projeto Energia que Transforma” realizado na Escola Municipal Professor Manoel Assis, instituição de Ensino Fundamental. A proposta metodológica do trabalho permite aos alunos uma prática de aproximação do educando ao seu papel de sujeito inserido dentro de sua contextualização social. Com isso, a valorização do objeto de pesquisa ganha um significado todo especial, permitindo uma dedicação do grupo em realizar as ações propostas e até mesmo uma satisfação pessoal por parte de cada um, compreendendo a urgência na mudança de atitudes para buscar uma pegada ecológica que venha favorecer a sustentabilidade da vida e do meio ambiente. A utilização do material do Projeto Energia que Transforma foi muito importante para a realização das ações na construção do conhecimento dos nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os spots de rádio “Alô João” e os vídeos “Vida de República”. Foi organizada uma aula passeio, visitamos um Parque Eólico na Costa Branca, no município de Areia Branca, onde os alunos puderam conhecer a organização e estruturação do parque, os desafios das empresas em gerar e transmitir a energia produzida, como outros questionamentos que puderam ser esclarecidos, como por exemplo, o potencial técnico que o nosso Estado, o Rio Grande do Norte, possui devido a sua localização geográfica. As experiências pessoais e a visão de mundo dos alunos aliado ao material pedagógico elaborado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Canal futura, Eletrobras e o Grupo Neoenergia permitiu a apropriação do conhecimento dos nossos discentes na realização dos trabalhos e na apresentação para a comunidade escolar.