São numerosos os obstáculos durante o processo de ensino-aprendizagem. Além de horários insuficientes, professores sem formação didática apropriada e desmotivação dos docentes, os professores mantêm-se atados a metodologias tradicionais e os estudantes tem aversão e/ou dificuldade na assimilação de determinados conteúdos. Em vista disso, existe a necessidade de se utilizar metodologias de ensino inovadoras para minimizar os desafios da ensino-aprendizagem, revertendo essa realidade. O trabalho apresentado é resultado parcial de uma pesquisa que está sendo desenvolvida, visando mostrar a relevância das paródias musicais como ferramenta para o aprendizado dos docentes, em escola de Ensino Médio, localizadas na Zona Urbana do município de Caxias, Maranhão, partindo da necessidade de tornar as aulas mais interessantes, e se justifica na medida em que permite o trabalho interdisciplinar, diminuindo as fronteiras entre a teoria e a prática. O procedimento metodológico utilizado é de natureza qualitativa com uso de questionários, sendo complementada por aula ministrada e demonstração de paródias relacionadas ao conteúdo trabalhado. Percebe-se que as paródias causam um entusiasmo nos alunos, uma vez que a música torna a aula distinta das habituais, mais dinâmica e agradável do que as enfrentadas cotidianamente. Pode-se inferir que o uso de paródias musicais como proposta didático-pedagógica é avaliado pelos discentes como um método que apresenta eficácia e dinamicidade.