O presente estudo visa apresentar as ações do projeto PROLICEN/UFPB 2018, intitulado “Formação continuada de professores da educação básica para melhoria da aprendizagem de adolescentes residentes em casas de acolhimento em João Pessoa/PB”, as quais estão sendo desenvolvidas em duas escolas da rede pública de ensino, sendo elas: Escola Municipal Ministro José Américo, localizada no bairro José Américo e a Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha (EEPAC), localizada no bairro Jaguaribe. Para tanto, sistematizamos oficinas de formação continuada visando criar/desenvolver estratégias que assistam na mediação pedagógica de modo a proporcionar melhorias no que diz respeito ao atendimento e a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, o projeto objetiva ampliar a formação acadêmica de discentes da graduação, e também a formação continuada de profissionais da educação básica vinculados às escolas da Rede Pública Municipal e/ou Estadual, nas quais estudam crianças e adolescentes que apresentam distorção idade/ano, advindos de Casas de Acolhimento, a fim de articular estratégias metodológicas de ensino para superação do “fracasso escolar”. Desta forma, realizamos mensalmente uma agenda de formação com oficina por área de conhecimento (Português, Matemática, Geografia, História e Ciências) nas escolas, articulando as metodologias de ensino e aprendizagem para melhor desempenho escolar dos referidos adolescentes, ao passo que os docentes também estarão refletindo e reorientando suas práticas no espaço da sala de aula do ensino fundamental. Concluímos que o projeto proporciona experienciar vivências do exercício da profissão docente de forma prática e reflexiva.