Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROLICEN/UFPB 2018 PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO EM JOÃO PESSOA/PB

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, OFICINA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, ADOLESCENTES, ADOLESCENTES Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47442
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3357
    "inscrito_id" => 1503
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROLICEN/UFPB 2018 PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO EM JOÃO PESSOA/PB"
    "resumo" => "O presente estudo visa apresentar as ações do projeto PROLICEN/UFPB 2018, intitulado “Formação continuada de professores da educação básica para melhoria da aprendizagem de adolescentes residentes em casas de acolhimento em João Pessoa/PB”, as quais estão sendo desenvolvidas em duas escolas da rede pública de ensino, sendo elas: Escola Municipal Ministro José Américo, localizada no bairro José Américo e a Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha (EEPAC), localizada no bairro Jaguaribe. Para tanto, sistematizamos oficinas de formação continuada visando criar/desenvolver estratégias que assistam na mediação pedagógica de modo a proporcionar melhorias no que diz respeito ao atendimento e a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, o projeto objetiva ampliar a formação acadêmica de discentes da graduação, e também a formação continuada de profissionais da educação básica vinculados às escolas da Rede Pública Municipal e/ou Estadual, nas quais estudam crianças e adolescentes que apresentam distorção idade/ano, advindos de Casas de Acolhimento, a fim de articular estratégias metodológicas de ensino para superação do “fracasso escolar”. Desta forma, realizamos mensalmente uma agenda de formação com oficina por área de conhecimento (Português, Matemática, Geografia, História e Ciências) nas escolas, articulando as metodologias de ensino e aprendizagem para melhor desempenho escolar dos referidos adolescentes, ao passo que os docentes também estarão refletindo e reorientando suas práticas no espaço da sala de aula do ensino fundamental. Concluímos que o projeto proporciona experienciar vivências do exercício da profissão docente de forma prática e reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, OFICINA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, ADOLESCENTES, ADOLESCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1503_13092018163731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSICA TAISE MOURA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA"
    "autor_email" => "gessica.sony@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47442
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3357
    "inscrito_id" => 1503
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROLICEN/UFPB 2018 PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO EM JOÃO PESSOA/PB"
    "resumo" => "O presente estudo visa apresentar as ações do projeto PROLICEN/UFPB 2018, intitulado “Formação continuada de professores da educação básica para melhoria da aprendizagem de adolescentes residentes em casas de acolhimento em João Pessoa/PB”, as quais estão sendo desenvolvidas em duas escolas da rede pública de ensino, sendo elas: Escola Municipal Ministro José Américo, localizada no bairro José Américo e a Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha (EEPAC), localizada no bairro Jaguaribe. Para tanto, sistematizamos oficinas de formação continuada visando criar/desenvolver estratégias que assistam na mediação pedagógica de modo a proporcionar melhorias no que diz respeito ao atendimento e a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, o projeto objetiva ampliar a formação acadêmica de discentes da graduação, e também a formação continuada de profissionais da educação básica vinculados às escolas da Rede Pública Municipal e/ou Estadual, nas quais estudam crianças e adolescentes que apresentam distorção idade/ano, advindos de Casas de Acolhimento, a fim de articular estratégias metodológicas de ensino para superação do “fracasso escolar”. Desta forma, realizamos mensalmente uma agenda de formação com oficina por área de conhecimento (Português, Matemática, Geografia, História e Ciências) nas escolas, articulando as metodologias de ensino e aprendizagem para melhor desempenho escolar dos referidos adolescentes, ao passo que os docentes também estarão refletindo e reorientando suas práticas no espaço da sala de aula do ensino fundamental. Concluímos que o projeto proporciona experienciar vivências do exercício da profissão docente de forma prática e reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, OFICINA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, ADOLESCENTES, ADOLESCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1503_13092018163731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSICA TAISE MOURA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA"
    "autor_email" => "gessica.sony@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo visa apresentar as ações do projeto PROLICEN/UFPB 2018, intitulado “Formação continuada de professores da educação básica para melhoria da aprendizagem de adolescentes residentes em casas de acolhimento em João Pessoa/PB”, as quais estão sendo desenvolvidas em duas escolas da rede pública de ensino, sendo elas: Escola Municipal Ministro José Américo, localizada no bairro José Américo e a Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha (EEPAC), localizada no bairro Jaguaribe. Para tanto, sistematizamos oficinas de formação continuada visando criar/desenvolver estratégias que assistam na mediação pedagógica de modo a proporcionar melhorias no que diz respeito ao atendimento e a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, o projeto objetiva ampliar a formação acadêmica de discentes da graduação, e também a formação continuada de profissionais da educação básica vinculados às escolas da Rede Pública Municipal e/ou Estadual, nas quais estudam crianças e adolescentes que apresentam distorção idade/ano, advindos de Casas de Acolhimento, a fim de articular estratégias metodológicas de ensino para superação do “fracasso escolar”. Desta forma, realizamos mensalmente uma agenda de formação com oficina por área de conhecimento (Português, Matemática, Geografia, História e Ciências) nas escolas, articulando as metodologias de ensino e aprendizagem para melhor desempenho escolar dos referidos adolescentes, ao passo que os docentes também estarão refletindo e reorientando suas práticas no espaço da sala de aula do ensino fundamental. Concluímos que o projeto proporciona experienciar vivências do exercício da profissão docente de forma prática e reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.