Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS SOBRE A CONSERVAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIACHO SÃO JOSÉ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MATA CILIAR, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, SENSIBILIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Atualmente o crescimento das cidades e consequentemente o aumento da população, tem gerado um aumento significativo dos problemas ambientais, principalmente nos perímetros urbanos, onde as ações antrópicas geram impactos nos rios e córregos, destruindo toda uma biodiversidade. Com isto, esta pesquisa teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar da U. I. M Coelho Neto em Caxias (MA), sobre a importância da conservação da mata ciliar do riacho São José identificando sua percepção bem como sua importância para conservação da biodiversidade, promovendo ações de recuperação junto aos alunos. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitava norteada pelos princípios da pesquisa-ação, onde a coleta dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário semi-estruturado em dois momentos, (pré-teste e pós-teste) comparando os resultados. A pesquisa foi significativa mostrando uma evolução do conhecimento dos alunos no decorrer do projeto, despertando-os a repensar suas práticas ambientais. Portanto, a abordagem de temas ambientais dentro do contexto escolar se mostra de extrema importância, pois só assim o sujeito irá constituir sua própria postura critica diante dos problemas ambientais eminentes, levando-os a tomada de decisão por meio das relações desencadeadas dentro de um grupo, ou seja, por intermédio de atividades desenvolvidas em contextos sociais específicos, no entanto esse processo não ocorre de forma direta, neste processo o discente vai criar um grau de confiança com o sujeito mediador do conhecimento, o educador, e por fim será esse processo humano que irá tornar-se mais consolidado, quando se faz o uso de novas ideias e métodos.

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