As práticas de leitura e escrita podem oportunizar experiências que propiciam, ampliam e solidificam os conhecimentos durante o processo de aprendizagem, no entanto, torna-se necessário que sejam trabalhadas de forma efetiva durante toda a infância, desde o momento de sua aquisição, posto que, o prazer em ler e escrever está relacionado muitas vezes à qualidade das práticas ofertadas. A leitura amplia o campo cognitivo e social da criança de forma que a capacidade de imaginar fatos diferentes e explorar situações antes não vivenciadas tornem-se cada vez mais presentes no dia-a-dia da sala de aula. Acredita-se, portanto, que é imperativo o desenvolvimento de estratégias que envolvam ações pedagógicas que incentivem o hábito da leitura e escrita, como práticas agradáveis, expressivas e imbuídas de significados. Esse trabalho é de cunho qualitativo, de natureza bibliográfica com estudo de caso desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Itapipoca-CE. Objetivou-se fazer um aprofundamento acerca das ações que envolvem o ato de ler e escrever, verificando as ações implementadas pelos docentes para o despertar dessas práticas e para o fortalecimento e desenvolvimento de leitores fluentes, além de buscar compreender os seus benefícios. Os resultados apontam que uma criança que é submetida a práticas prazerosas de leitura tenderá a desenvolver um vocabulário mais ampliado e consequentemente terá facilidade para escrever, além de desenvolver com mais precisão a linguagem.