O DESPERTAR DA LEITURA E ESCRITA NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48000 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3560 "inscrito_id" => 8261 "titulo" => "O DESPERTAR DA LEITURA E ESCRITA NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA" "resumo" => "As práticas de leitura e escrita podem oportunizar experiências que propiciam, ampliam e solidificam os conhecimentos durante o processo de aprendizagem, no entanto, torna-se necessário que sejam trabalhadas de forma efetiva durante toda a infância, desde o momento de sua aquisição, posto que, o prazer em ler e escrever está relacionado muitas vezes à qualidade das práticas ofertadas. A leitura amplia o campo cognitivo e social da criança de forma que a capacidade de imaginar fatos diferentes e explorar situações antes não vivenciadas tornem-se cada vez mais presentes no dia-a-dia da sala de aula. Acredita-se, portanto, que é imperativo o desenvolvimento de estratégias que envolvam ações pedagógicas que incentivem o hábito da leitura e escrita, como práticas agradáveis, expressivas e imbuídas de significados. Esse trabalho é de cunho qualitativo, de natureza bibliográfica com estudo de caso desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Itapipoca-CE. Objetivou-se fazer um aprofundamento acerca das ações que envolvem o ato de ler e escrever, verificando as ações implementadas pelos docentes para o despertar dessas práticas e para o fortalecimento e desenvolvimento de leitores fluentes, além de buscar compreender os seus benefícios. Os resultados apontam que uma criança que é submetida a práticas prazerosas de leitura tenderá a desenvolver um vocabulário mais ampliado e consequentemente terá facilidade para escrever, além de desenvolver com mais precisão a linguagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, DESAFIOS, PRÁTICAS, PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID8261_15092018214025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILANEIDE MARQUES SOUTO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ILANEIDE" "autor_email" => "ilaneide@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48000 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3560 "inscrito_id" => 8261 "titulo" => "O DESPERTAR DA LEITURA E ESCRITA NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA" "resumo" => "As práticas de leitura e escrita podem oportunizar experiências que propiciam, ampliam e solidificam os conhecimentos durante o processo de aprendizagem, no entanto, torna-se necessário que sejam trabalhadas de forma efetiva durante toda a infância, desde o momento de sua aquisição, posto que, o prazer em ler e escrever está relacionado muitas vezes à qualidade das práticas ofertadas. A leitura amplia o campo cognitivo e social da criança de forma que a capacidade de imaginar fatos diferentes e explorar situações antes não vivenciadas tornem-se cada vez mais presentes no dia-a-dia da sala de aula. Acredita-se, portanto, que é imperativo o desenvolvimento de estratégias que envolvam ações pedagógicas que incentivem o hábito da leitura e escrita, como práticas agradáveis, expressivas e imbuídas de significados. Esse trabalho é de cunho qualitativo, de natureza bibliográfica com estudo de caso desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal de Itapipoca-CE. Objetivou-se fazer um aprofundamento acerca das ações que envolvem o ato de ler e escrever, verificando as ações implementadas pelos docentes para o despertar dessas práticas e para o fortalecimento e desenvolvimento de leitores fluentes, além de buscar compreender os seus benefícios. Os resultados apontam que uma criança que é submetida a práticas prazerosas de leitura tenderá a desenvolver um vocabulário mais ampliado e consequentemente terá facilidade para escrever, além de desenvolver com mais precisão a linguagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, DESAFIOS, PRÁTICAS, PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID8261_15092018214025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILANEIDE MARQUES SOUTO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ILANEIDE" "autor_email" => "ilaneide@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }