Um dos desafios da educação científica é desconstruir a ideia de uma ciência imutável, a-histórica e desenvolvida por gênios que vivem em laboratórios produzindo teorias científicas que estarão presentes nos livros didáticos e serão “apreendidas” para posterior reprodução em provas. A história da Ciência se insere nesse contexto como uma alternativa para desmistificar a ideia de uma Ciência que se confunde com uma fábrica de experimentos, isolada do contexto social e liderada por cientistas que produzem teorias científicas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar como a História da Ciência é veiculada no Livro Didático de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Para obtenção dos dados necessários ao estudo, analisamos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental a partir da matriz de organização categorial apresentada por Leite (2002) e amplamente utilizada em pesquisas que buscam analisar o conteúdo veiculado nos livros didáticos sob a ótica da História da Ciências. Assim, analisamos duas categorias, a saber:(1) Os materiais utilizados pelos autores para apresentar a informação histórica (imagens, fotos de cientistas/pensadores/filósofos em seus ambientes de trabalho, documentos ou textos produzidos por estes, por estudiosos contemporâneos ou pelos autores do livro); (2) a consistência interna do livro se segue um padrão de apresentação das informações através de seções exclusivas ou dentro do corpo do texto. Após a análise foi constatado que os exemplares do Ensino Fundamental exploram a História da Ciência em apenas em alguns capítulos presentes nas unidades didáticas. Os materiais utilizados pelos autores para apresentar a informação histórica consistem principalmente em imagens e texto tratando dos principais experimentos realizados pelos cientistas/pensadores/filósofos acrescidos de uma breve descrição de sua vida pessoal relatando dados como nacionalidade, principais feitos, ilustrações de seus principais experimentos ou materiais utilizados durante a execução destes. No que tange à consistência dos livros foi diagnosticado que os exemplares analisados apresentam uma heterogeneidade ao tratar sobre os episódios que envolvem a construção do conhecimento científico. Na pesquisa em tela evidencia-se que a História da Ciência é apresentada nos livros didáticos analisados até então, contudo ainda apresenta-se de forma substancialmente tímida, principalmente no exemplar do 8º ano, sendo mais frequente aparecer nas discussões relacionadas a Física e Química no livro do 9º ano. Uma abordagem que explane com mais frequência, em diversos conteúdos e capítulos didáticos a história dos conceitos apresentados, incluindo as dificuldades que estão inseridas no processo.