A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45841 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2895 "inscrito_id" => 3272 "titulo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Um dos desafios da educação científica é desconstruir a ideia de uma ciência imutável, a-histórica e desenvolvida por gênios que vivem em laboratórios produzindo teorias científicas que estarão presentes nos livros didáticos e serão “apreendidas” para posterior reprodução em provas. A história da Ciência se insere nesse contexto como uma alternativa para desmistificar a ideia de uma Ciência que se confunde com uma fábrica de experimentos, isolada do contexto social e liderada por cientistas que produzem teorias científicas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar como a História da Ciência é veiculada no Livro Didático de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Para obtenção dos dados necessários ao estudo, analisamos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental a partir da matriz de organização categorial apresentada por Leite (2002) e amplamente utilizada em pesquisas que buscam analisar o conteúdo veiculado nos livros didáticos sob a ótica da História da Ciências. Assim, analisamos duas categorias, a saber:(1) Os materiais utilizados pelos autores para apresentar a informação histórica (imagens, fotos de cientistas/pensadores/filósofos em seus ambientes de trabalho, documentos ou textos produzidos por estes, por estudiosos contemporâneos ou pelos autores do livro); (2) a consistência interna do livro se segue um padrão de apresentação das informações através de seções exclusivas ou dentro do corpo do texto. Após a análise foi constatado que os exemplares do Ensino Fundamental exploram a História da Ciência em apenas em alguns capítulos presentes nas unidades didáticas. Os materiais utilizados pelos autores para apresentar a informação histórica consistem principalmente em imagens e texto tratando dos principais experimentos realizados pelos cientistas/pensadores/filósofos acrescidos de uma breve descrição de sua vida pessoal relatando dados como nacionalidade, principais feitos, ilustrações de seus principais experimentos ou materiais utilizados durante a execução destes. No que tange à consistência dos livros foi diagnosticado que os exemplares analisados apresentam uma heterogeneidade ao tratar sobre os episódios que envolvem a construção do conhecimento científico. Na pesquisa em tela evidencia-se que a História da Ciência é apresentada nos livros didáticos analisados até então, contudo ainda apresenta-se de forma substancialmente tímida, principalmente no exemplar do 8º ano, sendo mais frequente aparecer nas discussões relacionadas a Física e Química no livro do 9º ano. Uma abordagem que explane com mais frequência, em diversos conteúdos e capítulos didáticos a história dos conceitos apresentados, incluindo as dificuldades que estão inseridas no processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03. História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA3_ID3272_10092018194145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA FORMIGA SARMENTO" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "silvanaformiga@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45841 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2895 "inscrito_id" => 3272 "titulo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE EPISÓDIOS HISTÓRICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Um dos desafios da educação científica é desconstruir a ideia de uma ciência imutável, a-histórica e desenvolvida por gênios que vivem em laboratórios produzindo teorias científicas que estarão presentes nos livros didáticos e serão “apreendidas” para posterior reprodução em provas. A história da Ciência se insere nesse contexto como uma alternativa para desmistificar a ideia de uma Ciência que se confunde com uma fábrica de experimentos, isolada do contexto social e liderada por cientistas que produzem teorias científicas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar como a História da Ciência é veiculada no Livro Didático de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Para obtenção dos dados necessários ao estudo, analisamos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental a partir da matriz de organização categorial apresentada por Leite (2002) e amplamente utilizada em pesquisas que buscam analisar o conteúdo veiculado nos livros didáticos sob a ótica da História da Ciências. Assim, analisamos duas categorias, a saber:(1) Os materiais utilizados pelos autores para apresentar a informação histórica (imagens, fotos de cientistas/pensadores/filósofos em seus ambientes de trabalho, documentos ou textos produzidos por estes, por estudiosos contemporâneos ou pelos autores do livro); (2) a consistência interna do livro se segue um padrão de apresentação das informações através de seções exclusivas ou dentro do corpo do texto. Após a análise foi constatado que os exemplares do Ensino Fundamental exploram a História da Ciência em apenas em alguns capítulos presentes nas unidades didáticas. Os materiais utilizados pelos autores para apresentar a informação histórica consistem principalmente em imagens e texto tratando dos principais experimentos realizados pelos cientistas/pensadores/filósofos acrescidos de uma breve descrição de sua vida pessoal relatando dados como nacionalidade, principais feitos, ilustrações de seus principais experimentos ou materiais utilizados durante a execução destes. No que tange à consistência dos livros foi diagnosticado que os exemplares analisados apresentam uma heterogeneidade ao tratar sobre os episódios que envolvem a construção do conhecimento científico. Na pesquisa em tela evidencia-se que a História da Ciência é apresentada nos livros didáticos analisados até então, contudo ainda apresenta-se de forma substancialmente tímida, principalmente no exemplar do 8º ano, sendo mais frequente aparecer nas discussões relacionadas a Física e Química no livro do 9º ano. Uma abordagem que explane com mais frequência, em diversos conteúdos e capítulos didáticos a história dos conceitos apresentados, incluindo as dificuldades que estão inseridas no processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03. História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA3_ID3272_10092018194145.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA FORMIGA SARMENTO" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "silvanaformiga@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }