Este trabalho apresenta os dados preliminares sobre o desenvolvimento de uma pesquisa de conclusão de mestrado que trata de uma abordagem sobre as dificuldades voltadas à formação docente e o desinteresse dos discentes pelos conteúdos de Botânica, além de promover, entre discentes e professores, mudanças no processo ensino-aprendizagem mediante atividades práticas, interdisciplinares e interativas, capazes de tornar o aprendizado dinâmico, contextualizado, significativo, prazeroso e experimental, afim de despertar a importância dos conhecimentos e a utilização destes para o cotidiano de todos. O trabalho está sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma (EEEFMPE), em João Pessoa - PB, tendo como público alvo, os discentes da 2ª série do ensino médio. Foram desenvolvidas até o momento observações sobre o interesse no ensino de Botânica e a aplicação de uma atividade prática interdisciplinar sobre a germinação de sementes de feijão e o desenvolvimento das plântulas, envolvendo a participação dos estudantes, a partir da utilização de caixas de madeiras (denominadas Fototecas), com uma lâmpada, em que as lâmpadas representam as frequências luminosas do espectro de luz visível. Dessa prática realizada, se conseguiu um importante produto didático para conjugar os conhecimentos desde a germinação até atividade fotossintética, fototropismo e sua importância ecológica. Logo o presente trabalho vem tratando da importância de inovar o ensino de Botânica, sendo essa uma das propostas de metodologias alternativas nas atividades diárias em sala de aula, de modo a contribuir, ao final, para construção de uma Cartilha com as atividades práticas propostas e realizadas.