A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), tem como propósito de assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super-dotação, orientando os sistemas de ensino para garantir acesso ao ensino regular em especialmente à inclusão de alunos cegos. O presente trabalho teve como objetivo de identificar as dificuldades enfrentada por parte desse aluno e similarmente na confecção do material didático relacionado a disciplina de Química, possibilitando a aprendizagem, para que o aluno pudesse compreender e conhecer os Modelos Atômicos, tema considerado importante para a elucidação de teorias científicas. Para produção do material didático foi realizada uma intervenção durante um mês no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) por meio da disciplina de Educação Inclusiva, junto a um aluno cego que cursa 1º ano do ensino médio do curso técnico de informática no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Caxias. Constatou-se que é indispensável a utilização de materiais didático para facilitação no ensino de Química, pois possibilita na compreensão de determinados conteúdos como no ensino de modelos atômicos com objetivo de suprir as dificuldades enfrentadas por esse aluno cego. Conclui-se que é necessário repensar as práticas educativas quanto ao ensino de química para alunos com deficiência visual, como no processo de ensino-aprendizagem, mas também para a formação de licenciados hábil a trabalhar na perspectiva da inclusão.