Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÓGICMANAGER: MÓDULO DE GERENCIAMENTO AO PROFESSOR TRILOGIC

Palavra-chaves: AMBIENTE GAMIFICADO, MÓDULO DE GERENCIAMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho consiste no desenvolvimento do LogicManager, um módulo de gerenciamento ao professor no ambiente gamificado Tri-Logic. O Tri-Logic, desenvolvido pelo projeto de pesquisa Uso de Técnicas de Gamificação como Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação, conta com o uma série de exercícios de lógica de programação aliados a técnicas de gamificação para motivar o aluno usuário. No entanto, ele possui uma limitação, que é a falta de interatividade do professor, uma vez que todos os diálogos e modais apresentados são estáticos. Com o LogicManager, o professor poderá gerenciar os diálogos e modais apresentados no ambiente, adaptando-os da forma como achar melhor, gerenciar as oficinas e suas inscrições, determinando o período em que ocorrerão e quais fases do ambiente serão disponibilizadas, e, por fim, acompanhar o desempenho do aluno por meio de relatórios estatísticos com os erros e acertos em cada uma das fases. Após finalizada a implementação, o sistema passará por uma etapa de testes e validações, na qual será disponibilizado para os professores da disciplina de lógica de programação que, após a utilização, responderão a um questionário. Os dados obtidos serão analisados para que novas adequações sejam realizadas, conforme mostrar-se necessário no resultado, a fim de otimizar o funcionamento do sistema.

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