Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O TANGRAM DA EQUAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45599
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1604
    "inscrito_id" => 5642
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O TANGRAM DA EQUAÇÃO"
    "resumo" => "Na maioria das vezes, a utilização de jogos como material didático no ensino da matemática é de extrema importância onde o uso do mesmo é de pouca utilização em sala de aula. Durante muito tempo o ensino de Matemática se caracterizou pelo predomínio de aulas expositivas, de modo geral, o professor ao chegar à sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explicação exigindo do aluno que respondesse uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. O bom professor se caracterizava pela habilidade de expor com maior clareza o tema em estudo. A dinâmica do jogo permite compreender facilmente suas regras facilitando o entendimento de ideias como a de valor posicional entre outros. Neste sentido entendemos como positivo a participação efetiva dos alunos no processo de concepção e confecção dos materiais, é um momento rico que pode ser explorado observando as mais diversas dimensões do ensino. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre construção e adaptação de um jogo promovido na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática, do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, e introduzi-lo como material didático para o ensino de Matemática aperfeiçoando o ensino e cotidiano do aluno dentro da escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID5642_07092018145447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZIDORIO LIMA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "IZIDÓRIO LIMA "
    "autor_email" => "izidorio-lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB - CAMPUS IV - RIO TINTO / PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45599
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1604
    "inscrito_id" => 5642
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O TANGRAM DA EQUAÇÃO"
    "resumo" => "Na maioria das vezes, a utilização de jogos como material didático no ensino da matemática é de extrema importância onde o uso do mesmo é de pouca utilização em sala de aula. Durante muito tempo o ensino de Matemática se caracterizou pelo predomínio de aulas expositivas, de modo geral, o professor ao chegar à sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explicação exigindo do aluno que respondesse uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. O bom professor se caracterizava pela habilidade de expor com maior clareza o tema em estudo. A dinâmica do jogo permite compreender facilmente suas regras facilitando o entendimento de ideias como a de valor posicional entre outros. Neste sentido entendemos como positivo a participação efetiva dos alunos no processo de concepção e confecção dos materiais, é um momento rico que pode ser explorado observando as mais diversas dimensões do ensino. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre construção e adaptação de um jogo promovido na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática, do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, e introduzi-lo como material didático para o ensino de Matemática aperfeiçoando o ensino e cotidiano do aluno dentro da escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID5642_07092018145447.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZIDORIO LIMA DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "IZIDÓRIO LIMA "
    "autor_email" => "izidorio-lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB - CAMPUS IV - RIO TINTO / PB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Na maioria das vezes, a utilização de jogos como material didático no ensino da matemática é de extrema importância onde o uso do mesmo é de pouca utilização em sala de aula. Durante muito tempo o ensino de Matemática se caracterizou pelo predomínio de aulas expositivas, de modo geral, o professor ao chegar à sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explicação exigindo do aluno que respondesse uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. O bom professor se caracterizava pela habilidade de expor com maior clareza o tema em estudo. A dinâmica do jogo permite compreender facilmente suas regras facilitando o entendimento de ideias como a de valor posicional entre outros. Neste sentido entendemos como positivo a participação efetiva dos alunos no processo de concepção e confecção dos materiais, é um momento rico que pode ser explorado observando as mais diversas dimensões do ensino. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre construção e adaptação de um jogo promovido na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática, do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, e introduzi-lo como material didático para o ensino de Matemática aperfeiçoando o ensino e cotidiano do aluno dentro da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.