Na maioria das vezes, a utilização de jogos como material didático no ensino da matemática é de extrema importância onde o uso do mesmo é de pouca utilização em sala de aula. Durante muito tempo o ensino de Matemática se caracterizou pelo predomínio de aulas expositivas, de modo geral, o professor ao chegar à sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explicação exigindo do aluno que respondesse uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. O bom professor se caracterizava pela habilidade de expor com maior clareza o tema em estudo. A dinâmica do jogo permite compreender facilmente suas regras facilitando o entendimento de ideias como a de valor posicional entre outros. Neste sentido entendemos como positivo a participação efetiva dos alunos no processo de concepção e confecção dos materiais, é um momento rico que pode ser explorado observando as mais diversas dimensões do ensino. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre construção e adaptação de um jogo promovido na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática, do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Campus IV, e introduzi-lo como material didático para o ensino de Matemática aperfeiçoando o ensino e cotidiano do aluno dentro da escola.