A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONCEITOS BOTÂNICOS DE FORMA TEÓRICA – PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE EJA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45859 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4300 "inscrito_id" => 8148 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONCEITOS BOTÂNICOS DE FORMA TEÓRICA – PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE EJA" "resumo" => "Tem-se observado que a evasão no ensino da Educação de jovens e adultos é um problema frequente, por conseqüência da prática utilizada pelos professores em sala de aula, que torna as aulas desmotivadoras. O que levou a uma análise na forma em que profissionais da educação atuam com o público do EJA, tivesse a percepção de que seu método de ensino não supria as necessidades que os mesmos buscavam, de maneira que aproveitassem seus conhecimentos empíricos, ocasionando assim e sendo responsáveis por uma grande desistência. Pensando nisso foi realizada na turma de EJA, na cidade de Paudalho - PE, na Instituição Educacional de rede pública, Colégio Municipal do Paudalho, localizada a 45 km da capital Recife - PE, uma aula teórica-prática com foco nas estruturas morfológicas interna e externa da flor de hibisco. O objetivo do mesmo foi tornar a aula do ensino de EJA motivadora, aguçando nos estudantes um maior interesse sobre o tema em foco. Este trabalho foi realizado com a utilização de materiais simples encontrados na própria instituição e em seus arredores, mostrando que é possível a realização de aulas mais dinâmicas e mais atrativas. A prática proporcionou aos mesmos uma experiência onde puderam executar na pratica tudo aquilo que lhes foram apresentados na teoria. Pode-se observar que em relação às aulas anteriores onde não ocorria essa interação entre teoria e prática, os resultados não foram tão satisfatórios quanto aos apresentados quando se fez uso da atividade aqui relatada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, EJA, MORFOLOGIA DA FLOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID8148_17092018205651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA FERNANDA DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIARA" "autor_email" => "naiara117@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45859 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4300 "inscrito_id" => 8148 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONCEITOS BOTÂNICOS DE FORMA TEÓRICA – PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE EJA" "resumo" => "Tem-se observado que a evasão no ensino da Educação de jovens e adultos é um problema frequente, por conseqüência da prática utilizada pelos professores em sala de aula, que torna as aulas desmotivadoras. O que levou a uma análise na forma em que profissionais da educação atuam com o público do EJA, tivesse a percepção de que seu método de ensino não supria as necessidades que os mesmos buscavam, de maneira que aproveitassem seus conhecimentos empíricos, ocasionando assim e sendo responsáveis por uma grande desistência. Pensando nisso foi realizada na turma de EJA, na cidade de Paudalho - PE, na Instituição Educacional de rede pública, Colégio Municipal do Paudalho, localizada a 45 km da capital Recife - PE, uma aula teórica-prática com foco nas estruturas morfológicas interna e externa da flor de hibisco. O objetivo do mesmo foi tornar a aula do ensino de EJA motivadora, aguçando nos estudantes um maior interesse sobre o tema em foco. Este trabalho foi realizado com a utilização de materiais simples encontrados na própria instituição e em seus arredores, mostrando que é possível a realização de aulas mais dinâmicas e mais atrativas. A prática proporcionou aos mesmos uma experiência onde puderam executar na pratica tudo aquilo que lhes foram apresentados na teoria. Pode-se observar que em relação às aulas anteriores onde não ocorria essa interação entre teoria e prática, os resultados não foram tão satisfatórios quanto aos apresentados quando se fez uso da atividade aqui relatada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, EJA, MORFOLOGIA DA FLOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID8148_17092018205651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA FERNANDA DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIARA" "autor_email" => "naiara117@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }