Tem-se observado que a evasão no ensino da Educação de jovens e adultos é um problema frequente, por conseqüência da prática utilizada pelos professores em sala de aula, que torna as aulas desmotivadoras. O que levou a uma análise na forma em que profissionais da educação atuam com o público do EJA, tivesse a percepção de que seu método de ensino não supria as necessidades que os mesmos buscavam, de maneira que aproveitassem seus conhecimentos empíricos, ocasionando assim e sendo responsáveis por uma grande desistência. Pensando nisso foi realizada na turma de EJA, na cidade de Paudalho - PE, na Instituição Educacional de rede pública, Colégio Municipal do Paudalho, localizada a 45 km da capital Recife - PE, uma aula teórica-prática com foco nas estruturas morfológicas interna e externa da flor de hibisco. O objetivo do mesmo foi tornar a aula do ensino de EJA motivadora, aguçando nos estudantes um maior interesse sobre o tema em foco. Este trabalho foi realizado com a utilização de materiais simples encontrados na própria instituição e em seus arredores, mostrando que é possível a realização de aulas mais dinâmicas e mais atrativas. A prática proporcionou aos mesmos uma experiência onde puderam executar na pratica tudo aquilo que lhes foram apresentados na teoria. Pode-se observar que em relação às aulas anteriores onde não ocorria essa interação entre teoria e prática, os resultados não foram tão satisfatórios quanto aos apresentados quando se fez uso da atividade aqui relatada.