Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONCEITOS BOTÂNICOS DE FORMA TEÓRICA – PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE EJA

Palavra-chaves: DIDÁTICA, EJA, MORFOLOGIA DA FLOR Pôster (PO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45859
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4300
    "inscrito_id" => 8148
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONCEITOS BOTÂNICOS DE FORMA TEÓRICA – PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE EJA"
    "resumo" => "Tem-se observado que a evasão no ensino da Educação de jovens e adultos é um problema frequente, por conseqüência da prática utilizada pelos professores em sala de aula, que torna as aulas desmotivadoras. O que levou a uma análise na forma em que profissionais da educação atuam com o público do EJA, tivesse a percepção de que seu método de ensino não supria as necessidades que os mesmos buscavam, de maneira que aproveitassem seus conhecimentos empíricos, ocasionando assim e sendo responsáveis por uma grande desistência. Pensando nisso foi realizada na turma de EJA, na cidade de Paudalho - PE, na Instituição Educacional de rede pública, Colégio Municipal do Paudalho, localizada a 45 km da capital Recife - PE, uma aula teórica-prática com foco nas estruturas morfológicas interna e externa da flor de hibisco. O objetivo do mesmo foi tornar a aula do ensino de EJA motivadora, aguçando nos estudantes um maior interesse sobre o tema em foco. Este trabalho foi realizado com a utilização de materiais simples encontrados na própria instituição e em seus arredores, mostrando que é possível a realização de aulas mais dinâmicas e mais atrativas. A prática proporcionou aos mesmos uma experiência onde puderam executar na pratica tudo aquilo que lhes foram apresentados na teoria. Pode-se observar que em relação às aulas anteriores onde não ocorria essa interação entre teoria e prática, os resultados não foram tão satisfatórios quanto aos apresentados quando se fez uso da atividade aqui relatada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, EJA, MORFOLOGIA DA FLOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID8148_17092018205651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIARA FERNANDA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA"
    "autor_email" => "naiara117@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45859
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4300
    "inscrito_id" => 8148
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DE CONCEITOS BOTÂNICOS DE FORMA TEÓRICA – PRÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DE EJA"
    "resumo" => "Tem-se observado que a evasão no ensino da Educação de jovens e adultos é um problema frequente, por conseqüência da prática utilizada pelos professores em sala de aula, que torna as aulas desmotivadoras. O que levou a uma análise na forma em que profissionais da educação atuam com o público do EJA, tivesse a percepção de que seu método de ensino não supria as necessidades que os mesmos buscavam, de maneira que aproveitassem seus conhecimentos empíricos, ocasionando assim e sendo responsáveis por uma grande desistência. Pensando nisso foi realizada na turma de EJA, na cidade de Paudalho - PE, na Instituição Educacional de rede pública, Colégio Municipal do Paudalho, localizada a 45 km da capital Recife - PE, uma aula teórica-prática com foco nas estruturas morfológicas interna e externa da flor de hibisco. O objetivo do mesmo foi tornar a aula do ensino de EJA motivadora, aguçando nos estudantes um maior interesse sobre o tema em foco. Este trabalho foi realizado com a utilização de materiais simples encontrados na própria instituição e em seus arredores, mostrando que é possível a realização de aulas mais dinâmicas e mais atrativas. A prática proporcionou aos mesmos uma experiência onde puderam executar na pratica tudo aquilo que lhes foram apresentados na teoria. Pode-se observar que em relação às aulas anteriores onde não ocorria essa interação entre teoria e prática, os resultados não foram tão satisfatórios quanto aos apresentados quando se fez uso da atividade aqui relatada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, EJA, MORFOLOGIA DA FLOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID8148_17092018205651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIARA FERNANDA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAIARA"
    "autor_email" => "naiara117@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Tem-se observado que a evasão no ensino da Educação de jovens e adultos é um problema frequente, por conseqüência da prática utilizada pelos professores em sala de aula, que torna as aulas desmotivadoras. O que levou a uma análise na forma em que profissionais da educação atuam com o público do EJA, tivesse a percepção de que seu método de ensino não supria as necessidades que os mesmos buscavam, de maneira que aproveitassem seus conhecimentos empíricos, ocasionando assim e sendo responsáveis por uma grande desistência. Pensando nisso foi realizada na turma de EJA, na cidade de Paudalho - PE, na Instituição Educacional de rede pública, Colégio Municipal do Paudalho, localizada a 45 km da capital Recife - PE, uma aula teórica-prática com foco nas estruturas morfológicas interna e externa da flor de hibisco. O objetivo do mesmo foi tornar a aula do ensino de EJA motivadora, aguçando nos estudantes um maior interesse sobre o tema em foco. Este trabalho foi realizado com a utilização de materiais simples encontrados na própria instituição e em seus arredores, mostrando que é possível a realização de aulas mais dinâmicas e mais atrativas. A prática proporcionou aos mesmos uma experiência onde puderam executar na pratica tudo aquilo que lhes foram apresentados na teoria. Pode-se observar que em relação às aulas anteriores onde não ocorria essa interação entre teoria e prática, os resultados não foram tão satisfatórios quanto aos apresentados quando se fez uso da atividade aqui relatada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Deusineia Mendes de Lima

    uma experiência onde puderam executar na pratica tudo aquilo que lhes foram apresentados na teoria.

    26/05/2023 01:18:59

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.