LETRAMENTOS DIGITAIS: COMO OS PROFESSORES UTILIZAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFMA – CAMPUS COELHO NETO?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47756 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1408 "inscrito_id" => 5812 "titulo" => "LETRAMENTOS DIGITAIS: COMO OS PROFESSORES UTILIZAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFMA – CAMPUS COELHO NETO?" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objeto de estudo a orientação e condução das atividades por parte dos professores quando do uso de recursos tecnológicos, no ambiente de sala de aula, a fim de caracterizar de que forma esses docentes do Curso Técnico em Informática do IFMA-Campus Coelho Neto utilizam esses recursos informacionais. Utilizamos como embasamento teórico, sobretudo, Coscarelli (2009); Freitas (2010); Rojo (2013) e Saito; Ribeiro (2013), no que tange aos letramentos digitais; Oliveira (2015), com relação à importância desses letramentos no processo de ensino-aprendizagem e IFMA (2014, 2017), para respaldar a discussão sobre ensino médio integrado. Para tanto, foram enviados formulários online a dez professores de duas turmas do Curso Técnico em Informática ingressantes em 2017, distribuídos entre os do eixo técnico e do eixo comum, resultando na participação de seis docentes. Constatamos que quando questionados todos os professores afirmam conhecer o significado de letramentos digitais e consideram importante o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Acerca do uso das TIC's em sua prática pedagógica, 71,4% afirmaram fazer uso dos recursos tecnológicos, entretanto, 28,6% afirmaram fazer uso somente às vezes. Eles fazem a orientação dos alunos para uso dos recursos tecnológicos durante as atividades, seja de programas e/ou aplicativos e também fazem indicação de sites e programas e auxiliam também na orientação do uso de datashow e notebook. Identificamos que entre alguns professores não existe a dificuldade no uso de tecnologia, enquanto a outra metade declara ter, embora ocasionalmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TIC'S, LETRAMENTOS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID5812_05092018174017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICILANE NASCIMENTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MICILANE" "autor_email" => "micysantos15@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47756 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1408 "inscrito_id" => 5812 "titulo" => "LETRAMENTOS DIGITAIS: COMO OS PROFESSORES UTILIZAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFMA – CAMPUS COELHO NETO?" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objeto de estudo a orientação e condução das atividades por parte dos professores quando do uso de recursos tecnológicos, no ambiente de sala de aula, a fim de caracterizar de que forma esses docentes do Curso Técnico em Informática do IFMA-Campus Coelho Neto utilizam esses recursos informacionais. Utilizamos como embasamento teórico, sobretudo, Coscarelli (2009); Freitas (2010); Rojo (2013) e Saito; Ribeiro (2013), no que tange aos letramentos digitais; Oliveira (2015), com relação à importância desses letramentos no processo de ensino-aprendizagem e IFMA (2014, 2017), para respaldar a discussão sobre ensino médio integrado. Para tanto, foram enviados formulários online a dez professores de duas turmas do Curso Técnico em Informática ingressantes em 2017, distribuídos entre os do eixo técnico e do eixo comum, resultando na participação de seis docentes. Constatamos que quando questionados todos os professores afirmam conhecer o significado de letramentos digitais e consideram importante o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Acerca do uso das TIC's em sua prática pedagógica, 71,4% afirmaram fazer uso dos recursos tecnológicos, entretanto, 28,6% afirmaram fazer uso somente às vezes. Eles fazem a orientação dos alunos para uso dos recursos tecnológicos durante as atividades, seja de programas e/ou aplicativos e também fazem indicação de sites e programas e auxiliam também na orientação do uso de datashow e notebook. Identificamos que entre alguns professores não existe a dificuldade no uso de tecnologia, enquanto a outra metade declara ter, embora ocasionalmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TIC'S, LETRAMENTOS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID5812_05092018174017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICILANE NASCIMENTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MICILANE" "autor_email" => "micysantos15@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }