Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTOS DIGITAIS: COMO OS PROFESSORES UTILIZAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFMA – CAMPUS COELHO NETO?

Palavra-chaves: TIC'S, LETRAMENTOS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO MÉDIO INTEGRADO Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47756
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1408
    "inscrito_id" => 5812
    "titulo" => "LETRAMENTOS DIGITAIS: COMO OS PROFESSORES UTILIZAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFMA – CAMPUS COELHO NETO?"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objeto de estudo a orientação e condução das atividades por parte dos professores quando do uso de recursos tecnológicos, no ambiente de sala de aula, a fim de caracterizar de que forma esses docentes do Curso Técnico em Informática do IFMA-Campus Coelho Neto utilizam esses recursos informacionais. Utilizamos como embasamento teórico, sobretudo, Coscarelli (2009); Freitas (2010); Rojo (2013) e Saito; Ribeiro (2013), no que tange aos letramentos digitais; Oliveira (2015), com relação à importância desses letramentos no processo de ensino-aprendizagem e IFMA (2014, 2017), para respaldar a discussão sobre ensino médio integrado. Para tanto, foram enviados formulários online a dez professores de duas turmas do Curso Técnico em Informática ingressantes em 2017, distribuídos entre os do eixo técnico e do eixo comum, resultando na participação de seis docentes. Constatamos que quando questionados todos os professores afirmam conhecer o significado de letramentos digitais e consideram importante o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Acerca do uso das TIC's em sua prática pedagógica, 71,4% afirmaram fazer uso dos recursos tecnológicos, entretanto, 28,6% afirmaram fazer uso somente às vezes. Eles fazem a orientação dos alunos para uso dos recursos tecnológicos durante as atividades, seja de programas e/ou aplicativos e também fazem indicação de sites e programas e auxiliam também na orientação do uso de datashow e notebook. Identificamos que entre alguns professores não existe a dificuldade no uso de tecnologia, enquanto a outra metade declara ter, embora ocasionalmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TIC'S, LETRAMENTOS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID5812_05092018174017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICILANE NASCIMENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MICILANE"
    "autor_email" => "micysantos15@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47756
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1408
    "inscrito_id" => 5812
    "titulo" => "LETRAMENTOS DIGITAIS: COMO OS PROFESSORES UTILIZAM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO IFMA – CAMPUS COELHO NETO?"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objeto de estudo a orientação e condução das atividades por parte dos professores quando do uso de recursos tecnológicos, no ambiente de sala de aula, a fim de caracterizar de que forma esses docentes do Curso Técnico em Informática do IFMA-Campus Coelho Neto utilizam esses recursos informacionais. Utilizamos como embasamento teórico, sobretudo, Coscarelli (2009); Freitas (2010); Rojo (2013) e Saito; Ribeiro (2013), no que tange aos letramentos digitais; Oliveira (2015), com relação à importância desses letramentos no processo de ensino-aprendizagem e IFMA (2014, 2017), para respaldar a discussão sobre ensino médio integrado. Para tanto, foram enviados formulários online a dez professores de duas turmas do Curso Técnico em Informática ingressantes em 2017, distribuídos entre os do eixo técnico e do eixo comum, resultando na participação de seis docentes. Constatamos que quando questionados todos os professores afirmam conhecer o significado de letramentos digitais e consideram importante o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Acerca do uso das TIC's em sua prática pedagógica, 71,4% afirmaram fazer uso dos recursos tecnológicos, entretanto, 28,6% afirmaram fazer uso somente às vezes. Eles fazem a orientação dos alunos para uso dos recursos tecnológicos durante as atividades, seja de programas e/ou aplicativos e também fazem indicação de sites e programas e auxiliam também na orientação do uso de datashow e notebook. Identificamos que entre alguns professores não existe a dificuldade no uso de tecnologia, enquanto a outra metade declara ter, embora ocasionalmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TIC'S, LETRAMENTOS DIGITAIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID5812_05092018174017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICILANE NASCIMENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MICILANE"
    "autor_email" => "micysantos15@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a orientação e condução das atividades por parte dos professores quando do uso de recursos tecnológicos, no ambiente de sala de aula, a fim de caracterizar de que forma esses docentes do Curso Técnico em Informática do IFMA-Campus Coelho Neto utilizam esses recursos informacionais. Utilizamos como embasamento teórico, sobretudo, Coscarelli (2009); Freitas (2010); Rojo (2013) e Saito; Ribeiro (2013), no que tange aos letramentos digitais; Oliveira (2015), com relação à importância desses letramentos no processo de ensino-aprendizagem e IFMA (2014, 2017), para respaldar a discussão sobre ensino médio integrado. Para tanto, foram enviados formulários online a dez professores de duas turmas do Curso Técnico em Informática ingressantes em 2017, distribuídos entre os do eixo técnico e do eixo comum, resultando na participação de seis docentes. Constatamos que quando questionados todos os professores afirmam conhecer o significado de letramentos digitais e consideram importante o uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Acerca do uso das TIC's em sua prática pedagógica, 71,4% afirmaram fazer uso dos recursos tecnológicos, entretanto, 28,6% afirmaram fazer uso somente às vezes. Eles fazem a orientação dos alunos para uso dos recursos tecnológicos durante as atividades, seja de programas e/ou aplicativos e também fazem indicação de sites e programas e auxiliam também na orientação do uso de datashow e notebook. Identificamos que entre alguns professores não existe a dificuldade no uso de tecnologia, enquanto a outra metade declara ter, embora ocasionalmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.