A aposentadoria pode ser considerada como o fenômeno de desfazimento da relação do/a trabalhador/a com trabalho formal, que é permeado de muitos significados para o indivíduo e para a sociedade, sendo um direito social conquistado após atingir os requisitos de contribuição previstos pela seguridade social. Diante disso, este estudo propõe apresentar um estado de conhecimento da produção científica acerca da Educação para Aposentadoria- EPA nas produções nacionais, nos 20 últimos anos, por meio da pesquisa nas plataformas: Portal de Periódicos da CAPES, Scielo e PepSIC. Foram encontrados 386 artigos dos quais foram selecionados 47 publicações. Os respectivos resumos foram submetidos à análise lexical por meio do método da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) no software gratuito IRAMUTEQ. Os artigos foram aglutinados em cinco classes: Velhice-Envelhecimento, Subjetividade do/a trabalhador/a; Preditores de bem-estar na aposentadoria/Escalas; Programas Preparatórios para Aposentadoria, e por fim, Metodologias de pesquisa em aposentadoria. Observou-se que a EPA se configura como uma educação permanente que visa alcançar o(a) trabalhador(a) em todas as fases de sua carreira, uma educação voltada para adultos que necessitam expressar suas formas de compreensão de mundo para ressignificar sua relação com o trabalho, e assim poderem desfrutar do direito à aposentadoria e de bem-estar enquanto estiverem no labor.