O presente trabalho em sua temática ousada e reflexiva propõe em tempos de crise civilizatória uma abertura dialógica e desafiadora, educação e pensamento complexo: linguagem e politização do pensamento. Esta pesquisa propõe o uso inovador e sistêmico da linguagem em seu sentido figurado e ao mesmo tempo literal. A aceitação de tais desafios visam a simplificação do saber, provocando o pensamento reflexivo e critico, condições inerentes ao pensamento politizado. Assume esta pesquisa conscientemente todo o risco intelectual de ir além do pensamento ordeiro, pronto. Formação educacional e politização do pensamento, podem sim convergir num ideal de mundo e sociedade mais justa e fraterna. O debate sistêmico no interior do campo educacional sobre linguagem como mecanismo de transmissão do conhecimento e suas estratégias de abordagem visando a simplificação do conhecimento são também recorrentes ao longo deste trabalho. Bem como a construção de um pensamento não mutilador, que não isole nem separe o conhecimento. A forma como se diz faz toda a diferença na construção do saber pertinente que une ao invés de separar.