A presente pesquisa relata a experiência intervencionista vivenciada por três discentes do curso de Pedagogia mediante o Projeto de Extensão Blablablando, em ambiente escolar da Educação Infantil, por meio da leitura e literatura oralizada para as crianças como premissa do processo de letramento. É dado que nesta etapa da educação não há o requisito alfabetizador, porém é momento de reconhecimento do eu e apresentação do mundo - por intermédio das interações e brincadeiras - onde estão inseridas as linguagens. A metodologia intervencionista se desenvolve por meio de levantamento bibliográfico; encontros com professores orientadores para monitoria e assessoramento das ações; criação de espaço físico para leitura e fundamentação dos educadores no próprio Centro Educacional - Biblioteca Pedagógica; rodas de conversa com quadro pedagógico; intervenções em sala de aula junto ao profissional professor, tendo como recursos os literários - clássicos e autorais - além de material como dedoches, fantoches, máscaras e teatrinhos desenvolvidos a partir de recicláveis; intervenções interturmas; documentos avaliativos e produção de relatórios - parcial e final. O projeto ainda em andamento já apresenta resultados a partir das ações propositivas, como: leitura mais frequente para as crianças; fabricação sustentável por parte dos próprios professores dos para contação; utilização assídua da biblioteca pedagógica. Assim brotando um letramento mais significativo, partido do próximo, livre ao imaginário e vivo no ambiente escolar.