O presente estudo tem como tema central o desenvolvimento das competências emocionais no contexto educacional, discutindo brevemente algumas implicações para a prática docente e lacunas na formação de professores, tendo em vista que a educação emocional ainda é debatida e aplicada de modo incipiente no Brasil. Nesse sentido, buscou-se investigar como foi/tem sido abordada as competências socioemocionais na formação e atuação docente. Para tanto, foram entrevistados dez professores da Educação Básica, das redes públicas e privadas da Zona da Mata Pernambucana, por meio de um roteiro semi-estruturado e os dados foram, após a sua transcrição, foram analisados à luz da Análise de Conteúdo Temático. Deste processo, emergiram três categorias de análise, a saber: "a compreensão sobre as emoções e a formação docente"; "a importância das emoções para o processo de ensino-aprendizagem", e por fim "a atuação docente diante das emoções dos alunos". Os resultados apontam para uma lacuna na formação docente no que tange à temática das emoções, tanto nos aspectos quantitativos quanto qualitativos, uma vez que os participantes afirmam que além de ter sido insuficiente, o pouco que viram foi no plano teórico, disassociado da prática. Isso reflete na avaliação negativa do quanto o conteúdo foi útil para vida profissional dos entrevistados, bem como nas práticas que os mesmos adotam para lidar com as emoções em sala de aula. Ademais, foi percebido que os professores reconhecem que as emoções influenciam o processo de ensino-aprendizagem e que, portanto, devem fazer parte tanto da formação docente, quanto do currículo escolar. Diante do exposto, percebe-se a necessidade de ampliar e aprofundar a formação dos docentes quanto às implicações das emoções no processo de aprendizagem infantil e juvenil, uma vez que todos os entrevistados reconhecem a influência das emoções no processo de ensino-aprendizagem. Os achados corroboram a literatura da área ao evidenciar que o papel da escola na atualidade não deve restringir-se apenas ao desenvolvimento intelectual, mas deve igualmente estimular o desenvolvimento social e emocional durante o processo de aquisição do conhecimento.