Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID/UENF:A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Palavra-chaves: ANÁLISE QUALITATIVA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48591
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4257
    "inscrito_id" => 6114
    "titulo" => "PIBID/UENF:A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS"
    "resumo" => "A constituição federal Brasileira tida como a constituição cidadã, pois tenta garantir aos brasileiros  uma série de direitos, dentre eles uma Educação de qualidade para todos. Entretanto esta educação apresenta muitos  desafios que envolvem a busca de uma  melhoria na qualidade e o acesso de maneira universal, dentre outros. Em razão disso, o Governo Federal desenvolve políticas e ações que buscam uma melhora desta qualidade educacional, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que atua apoiando a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas plena das instituições de Educação Superior. Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do PIBID na formação docente de bolsistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e assim identificar as percepções dos licenciandos a cerca do programa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários com perguntas abertas, respondidos por 40 participantes do PIBID UENF dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química que trabalham como bolsistas em escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio das cidades de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Para análise e tratamento dos dados obtidos à luz de um estudo de caso adotamos o método de Análise Conteúdo. Como resultados, até o momento  identificamos  neste trabalho que o PIBID atua como ferramenta de incentivo a docência para os bolsistas do PIBID UENF além de agir como fator de confirmação de  expectativas  para a  prática docente como futuros professores de Ciências Naturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE QUALITATIVA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID6114_17092018202404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_email" => "eduardoalmeidabio@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48591
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4257
    "inscrito_id" => 6114
    "titulo" => "PIBID/UENF:A INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS"
    "resumo" => "A constituição federal Brasileira tida como a constituição cidadã, pois tenta garantir aos brasileiros  uma série de direitos, dentre eles uma Educação de qualidade para todos. Entretanto esta educação apresenta muitos  desafios que envolvem a busca de uma  melhoria na qualidade e o acesso de maneira universal, dentre outros. Em razão disso, o Governo Federal desenvolve políticas e ações que buscam uma melhora desta qualidade educacional, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que atua apoiando a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas plena das instituições de Educação Superior. Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do PIBID na formação docente de bolsistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e assim identificar as percepções dos licenciandos a cerca do programa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários com perguntas abertas, respondidos por 40 participantes do PIBID UENF dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química que trabalham como bolsistas em escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio das cidades de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Para análise e tratamento dos dados obtidos à luz de um estudo de caso adotamos o método de Análise Conteúdo. Como resultados, até o momento  identificamos  neste trabalho que o PIBID atua como ferramenta de incentivo a docência para os bolsistas do PIBID UENF além de agir como fator de confirmação de  expectativas  para a  prática docente como futuros professores de Ciências Naturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE QUALITATIVA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID6114_17092018202404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_email" => "eduardoalmeidabio@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A constituição federal Brasileira tida como a constituição cidadã, pois tenta garantir aos brasileiros uma série de direitos, dentre eles uma Educação de qualidade para todos. Entretanto esta educação apresenta muitos desafios que envolvem a busca de uma melhoria na qualidade e o acesso de maneira universal, dentre outros. Em razão disso, o Governo Federal desenvolve políticas e ações que buscam uma melhora desta qualidade educacional, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que atua apoiando a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas plena das instituições de Educação Superior. Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do PIBID na formação docente de bolsistas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e assim identificar as percepções dos licenciandos a cerca do programa. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários com perguntas abertas, respondidos por 40 participantes do PIBID UENF dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química que trabalham como bolsistas em escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio das cidades de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. Para análise e tratamento dos dados obtidos à luz de um estudo de caso adotamos o método de Análise Conteúdo. Como resultados, até o momento identificamos neste trabalho que o PIBID atua como ferramenta de incentivo a docência para os bolsistas do PIBID UENF além de agir como fator de confirmação de expectativas para a prática docente como futuros professores de Ciências Naturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.