Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Educação – UPE/Campus Mata Norte em que se objetiva analisar a abordagem da história local no currículo diversificado da cidade de Panelas/PE. A metodologia utilizada esta sendo à pesquisa-ação, tendo em vista que a pesquisa foi concebida e está sendo realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo. Para este fim, foi adotada a abordagem qualitativa de forma que os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram elaborados por meio de ‘questionários semiestruturados com perguntas abertas’ aplicados aos docentes da rede pública de ensino da cidade supracitada que foi o lócus da pesquisa, visando destacar o conhecimento dos mesmos acerca da temática e sua vivência e/ou aplicabilidade em sala de aula, como também, instigar a noção de pertencimento ao local. Os resultados da investigação estão sendo analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (1977); subsidiados pelos estudos de Bittencourt (2004); Le Goff (1996) dentre outros teóricos, literatura existente e marcos regulatórios do sistema educacional brasileiro em torno do objeto de estudo. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de um ensino em que se integre o conhecimento da história local nas salas de aula e se compreenda de que é preciso desenvolver nas unidades escolares metodologias atrativas e inovadoras em que se favoreçam políticas educativas integradas à história da comunidade e articuladas às práticas pedagógicas através da matriz curricular diversificada, reforçando assim, o sentimento de pertencimento, cidadania e identidade.