Esta pesquisa um aprofundamento do artigo Homem de Vitruvius- Proporção Áurea e o ensino dos Números Irracionais, validando a hipótese da não utilização da Arte pelos professores de Matemática em suas aulas como um método de ensino aprendizagem, apresentado em 2016, no XII ENEM. Do tipo bibliográfico e exploratório, essa pesquisa descreveu o contexto histórico da Proporção Áurea suas aplicações, a história do surgimento dos Números Irracionais, fundamentada em pesquisas como as de Souza (2013), Flores (2010) entre outros, além de um questionário que elaboramos com o intuito de verificarmos a hipótese de que os professores de Matemática geralmente não utilizam arte nas suas aulas e se os próprios conseguiriam visualizar conceitos matemáticos na obra Homem de Vitruvius. A partir daí começamos a observar que a proporção áurea também pode ser trabalhada em outros campos matemáticos. Com relação a obra que escolhemos constatamos que vários dos participantes conseguiram associa-la ao ensino de geometria, mas que não utilizam em suas aulas e muito menos fazem uma contextualização entre estes campos.