Esta pesquisa fez uso da Engenharia Didática como metodologia e como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2008) que nos possibilitará com mais precisão se os saberes escolares ensinados pelo professor foram consolidados pelos estudantes; pois no processo de ensino e aprendizagem é importante verificar, se o estudante compreendeu o conteúdo trabalhado em sala de aula e como mostrará se esses saberes estão sendo usados de forma apropriada na prática. Nosso objetivo foi verificar se os alunos conseguem relacionar os dados de um problema matemático com a construção geométrica da figura e identificar as principais dificuldades dos alunos na elaboração e formulação da solução de uma questão problema. O conteúdo matemático passado nas salas de aula transforma-a num elo abstrato e distante da realidade do aluno, e partindo desse questionamento, esta pesquisa vem de forma didática transpor aos alunos a possibilidade construir seu próprio conhecimento; para isso iremos utilizar a planificação e a construção do sólido geométrico (pirâmide), onde o aluno terá em mão o objeto matemático, e poderá compara e tirar suas próprias conclusões. Verificamos no final da pesquisa que a grande maioria dos alunos que participaram tinha dificuldade no conteúdo do Ensino Fundamental e isso é visível em uma das duas turmas que a pesquisa foi aplicada.