A maioria das pessoas com deficiência que cursam o ensino médio da rede pública do estado de Pernambuco, assistem as aulas, em turmas, acompanhados dos demais alunos que não apresentam nenhum tipo de deficiência. A metodologia utilizada para a turma é a mesma aplicada para as pessoas com deficiência, desta forma os estudantes cegos compreendem os conteúdos trabalhados de acordo com as aulas orais ministradas pelos professores. Considerando a necessidade de adaptação para facilitar a aprendizagem das pessoas com deficiência, o trabalho em questão busca traduzir com a audiodescrição imagens de células animais eucariontes do livro de biologia usado no primeiro ano do ensino médio. A pesquisa desenvolvida aborda a aplicação de diretrizes de audiodescrição na temática da citologia que compõem obrigatoriamente o currículo do primeiro ano do ensino médio. As audiodescrições produzidas proporcionarão uma melhor compreensão do assunto citado acima, levando em consideração que a escola deve ser inclusiva, essa tecnologia assistiva atuará como uma ferramenta imprescindível no desenvolvimento cognitivo das pessoas com deficiência. O professor poderá usar as audiodescrições com todos os estudantes da turma e não somente com os que necessitam desta prática inclusiva. O processo de inclusão planejado e estruturado desde a educação infantil possibilitará uma verdadeira condição de igualdade, sem que os envolvidos sintam, demonstrem, falem ou externalizem qualquer forma de discriminação e exclusão.