Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA NOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Palavra-chaves: LEITURA, CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS, ANOS INICIAIS Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47738
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2915
    "inscrito_id" => 3073
    "titulo" => "LEITURA NOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo circunstancia nossa pesquisa acerca da função do professor na construção dos sentidos pelos alunos em situações de leitura. Portanto, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo central refletir sobre a importância do professor na construção de sentidos na leitura dos alunos dos anos iniciais. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Bakhtin (2003), Paulo Freire (1997), Magda Soares (2003), Ângela Kleiman (2000), Koch (2007) e Solé (2008). Para tanto, partiremos da análise do corpus do trabalho, constituído por três artigos científicos e uma dissertação de mestrado, pesquisados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo), BDTD e Portal de periódicos da Capes  por meio dos descritores: leitura, construção dos sentidos e anos iniciais.Tendo como base os textos analisados observamos como resultados preliminares que foi constatado que o professor desempenha papel imprescindível na construção dos sentidos durante as situações de leitura. Com este estudo acreditamos que é possível trazer esclarecimentos a respeito da função do professor neste processo de mediação/interação nos momentos de leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID3073_10092018200257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MOURA"
    "autor_email" => "fatynhamoura@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47738
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2915
    "inscrito_id" => 3073
    "titulo" => "LEITURA NOS ANOS INICIAIS: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo circunstancia nossa pesquisa acerca da função do professor na construção dos sentidos pelos alunos em situações de leitura. Portanto, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo central refletir sobre a importância do professor na construção de sentidos na leitura dos alunos dos anos iniciais. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Bakhtin (2003), Paulo Freire (1997), Magda Soares (2003), Ângela Kleiman (2000), Koch (2007) e Solé (2008). Para tanto, partiremos da análise do corpus do trabalho, constituído por três artigos científicos e uma dissertação de mestrado, pesquisados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo), BDTD e Portal de periódicos da Capes  por meio dos descritores: leitura, construção dos sentidos e anos iniciais.Tendo como base os textos analisados observamos como resultados preliminares que foi constatado que o professor desempenha papel imprescindível na construção dos sentidos durante as situações de leitura. Com este estudo acreditamos que é possível trazer esclarecimentos a respeito da função do professor neste processo de mediação/interação nos momentos de leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS, ANOS INICIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID3073_10092018200257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MOURA"
    "autor_email" => "fatynhamoura@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: O presente artigo circunstancia nossa pesquisa acerca da função do professor na construção dos sentidos pelos alunos em situações de leitura. Portanto, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo central refletir sobre a importância do professor na construção de sentidos na leitura dos alunos dos anos iniciais. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Bakhtin (2003), Paulo Freire (1997), Magda Soares (2003), Ângela Kleiman (2000), Koch (2007) e Solé (2008). Para tanto, partiremos da análise do corpus do trabalho, constituído por três artigos científicos e uma dissertação de mestrado, pesquisados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo), BDTD e Portal de periódicos da Capes por meio dos descritores: leitura, construção dos sentidos e anos iniciais.Tendo como base os textos analisados observamos como resultados preliminares que foi constatado que o professor desempenha papel imprescindível na construção dos sentidos durante as situações de leitura. Com este estudo acreditamos que é possível trazer esclarecimentos a respeito da função do professor neste processo de mediação/interação nos momentos de leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.