Resumo: O presente artigo circunstancia nossa pesquisa acerca da função do professor na construção dos sentidos pelos alunos em situações de leitura. Portanto, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo central refletir sobre a importância do professor na construção de sentidos na leitura dos alunos dos anos iniciais. Como respaldo teórico, este trabalho está baseado nas considerações de Bakhtin (2003), Paulo Freire (1997), Magda Soares (2003), Ângela Kleiman (2000), Koch (2007) e Solé (2008). Para tanto, partiremos da análise do corpus do trabalho, constituído por três artigos científicos e uma dissertação de mestrado, pesquisados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo), BDTD e Portal de periódicos da Capes por meio dos descritores: leitura, construção dos sentidos e anos iniciais.Tendo como base os textos analisados observamos como resultados preliminares que foi constatado que o professor desempenha papel imprescindível na construção dos sentidos durante as situações de leitura. Com este estudo acreditamos que é possível trazer esclarecimentos a respeito da função do professor neste processo de mediação/interação nos momentos de leitura.