A educação ambiental é o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Devido a sua forma complementar e transdisciplinar, a Educação ambiental aparece também no ensino de ciências. Sendo assim, traz mudanças de comportamento em agressões ao meio ambiente feitas repetidamente no dia a dia por muitas pessoas que nem se quer dão conta disso. Com isso, o trabalho teve por objetivo utilizar mapas conceituais como ferramenta pedagógica para propor uma sensibilização na perspectiva do Saneamento básico (Educação Ambiental) em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Olinda-PE. O trabalho foi aplicado no Colégio da rede privada, localizado em Olinda – PE. Foi escolhida a turma do 8° ano do Ensino Fundamental II, contendo 20 alunos. A sala foi dividida em 4 ou 5 grupos para que a atividade fosse melhor administrada e realizada de forma ativa pelos alunos. Durante todo o desenvolvimento desta atividade, notou-se uma aprendizagem significativa dos conceitos em relação ao conteúdo exposto pelos alunos, tendo em vista que os alunos. Ao instruir que os alunos construíssem o mapa conceitual a partir das orientações dadas, foi coloca-los em prática, permitindo que a teoria se corroborasse, potenzializando o aprendizado,, já que o aluno assume o lugar de protagonista, construtor do seu próprio conhecimento. Sendo assim, a construção de mapas conceituais mostrou-se bastante importante para a assimilação, revisão e esquematização dos conteúdos, sendo uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, sendo eficiente na abordagem da educação ambiental no Ensino Fundamental.