Resumo: o presente artigo tem como objetivo geral analisar como são abordados os temas sociológicos e os conteúdos da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, na rede Estadual da Bahia, especificamente, no Município de Barreiras/BA. Frente a este objetivo, a pesquisa buscou compreender, por meio dos docentes, o que deve configurar como conteúdos, métodos e recursos a serem utilizados para ministrar a disciplina de sociologia. Assim como, o conhecimento destes a respeito dos documentos oficiais que versam sobre a inserção da disciplina de sociologia no currículo do Ensino Médio. Assim, a pesquisa visou identificar a conexão entre o currículo proposto pelos documentos oficiais e os conteúdos que são executados pelos professores na sala de aula. A coleta dos dados aconteceu por meio da aplicação de questionário semi-fechado aos professores. O resultado evidenciou, que professores pesquisados não possui experiência e os motivos que os levam a lecionar a disciplina sociologia é complementação de carga horária. Outro dado importante constatado na pesquisa foi que nenhum professor citou temas sociológicos, pois confundiram tema com conteúdos. Também existem deficiências por parte dos profissionais de ensino, não só no que se refere ao conhecimento dos conteúdos, mas principalmente no que se aplica à importância da qualificação, a formação inicial, capaz de garantir a eles o suporte necessário para a sua atuação em sala de aula. Este trabalho é o resultado de pesquisa da disciplina de trabalho de conclusão de curso de graduação em Sociologia -UNEB.