Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ORALIDADE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48031
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3161
    "inscrito_id" => 10100
    "titulo" => "O ENSINO DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. A partir da análise realizada pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, contemplando três, quatro dimensões do desenvolvimento da oralidade que utilizamos como categoria de análise.  Não conseguimos constatar apenas atividades referentes à dimensão da valorização de textos da tradição oral. Vimos também que o livro explora vários gêneros textuais orais, tais como relato pessoal, entrevista e debate. Nesses momentos de produção oral notamos que há certa orientação para o planejamento do texto e algumas atividades que exploram as características destes, porém ainda sentimos falta de maior aprofundamento nesse trato. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações para que as atividades fiquem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ORALIDADE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID10100_11092018103849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALINE TEIXEIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alyne_teiixeira@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48031
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3161
    "inscrito_id" => 10100
    "titulo" => "O ENSINO DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. A partir da análise realizada pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, contemplando três, quatro dimensões do desenvolvimento da oralidade que utilizamos como categoria de análise.  Não conseguimos constatar apenas atividades referentes à dimensão da valorização de textos da tradição oral. Vimos também que o livro explora vários gêneros textuais orais, tais como relato pessoal, entrevista e debate. Nesses momentos de produção oral notamos que há certa orientação para o planejamento do texto e algumas atividades que exploram as características destes, porém ainda sentimos falta de maior aprofundamento nesse trato. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações para que as atividades fiquem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ORALIDADE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID10100_11092018103849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALINE TEIXEIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alyne_teiixeira@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: O presente artigo investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. A partir da análise realizada pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, contemplando três, quatro dimensões do desenvolvimento da oralidade que utilizamos como categoria de análise. Não conseguimos constatar apenas atividades referentes à dimensão da valorização de textos da tradição oral. Vimos também que o livro explora vários gêneros textuais orais, tais como relato pessoal, entrevista e debate. Nesses momentos de produção oral notamos que há certa orientação para o planejamento do texto e algumas atividades que exploram as características destes, porém ainda sentimos falta de maior aprofundamento nesse trato. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações para que as atividades fiquem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.