Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: SOFTWARES, TECNOLOGIA, ENSINO, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48368
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2405
    "inscrito_id" => 7718
    "titulo" => "O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "É relevante destacar a importância de se trabalhar com softwares educacionais no ensino aprendizagem da matemática, e neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal descrever os resultados de uma investigação realizada com estudantes do Ensino Fundamental II, da escola EEEF Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho, cujo objetivo específico foi apresentar uma proposta metodológica utilizando os softwares Photomath, Matemática (treine seu cérebro) e khan academy para auxiliar na compreensão de expressões e equações matemáticas, além de operações básicas de soma, subtração, divisão e multiplicação. Entende-se que os softwares estão em praticamente todos os meios de hardware, e estes são utilizados com infinitas finalidades, porém ainda é muito pouco utilizado na educação, para auxiliar no ensino aprendizagem nas salas de aula de fora delas. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 21 alunos da escola pesquisada vivenciaram e utilizaram recursos tecnológicos para aprendizado da matemática. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes os alunos ne sabiam da existência desses softwares e após a oficina, puderam ter um leque de opões e alternativas para otimizar seus estudos na disciplina de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SOFTWARES, TECNOLOGIA, ENSINO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7718_10092018110434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDEMAR JUNIOR DIAS COIMBRA"
    "autor_nome_curto" => "WALDEMAR"
    "autor_email" => "waldemar.junior@dce.ufpb."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48368
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2405
    "inscrito_id" => 7718
    "titulo" => "O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "É relevante destacar a importância de se trabalhar com softwares educacionais no ensino aprendizagem da matemática, e neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal descrever os resultados de uma investigação realizada com estudantes do Ensino Fundamental II, da escola EEEF Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho, cujo objetivo específico foi apresentar uma proposta metodológica utilizando os softwares Photomath, Matemática (treine seu cérebro) e khan academy para auxiliar na compreensão de expressões e equações matemáticas, além de operações básicas de soma, subtração, divisão e multiplicação. Entende-se que os softwares estão em praticamente todos os meios de hardware, e estes são utilizados com infinitas finalidades, porém ainda é muito pouco utilizado na educação, para auxiliar no ensino aprendizagem nas salas de aula de fora delas. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 21 alunos da escola pesquisada vivenciaram e utilizaram recursos tecnológicos para aprendizado da matemática. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes os alunos ne sabiam da existência desses softwares e após a oficina, puderam ter um leque de opões e alternativas para otimizar seus estudos na disciplina de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SOFTWARES, TECNOLOGIA, ENSINO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7718_10092018110434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDEMAR JUNIOR DIAS COIMBRA"
    "autor_nome_curto" => "WALDEMAR"
    "autor_email" => "waldemar.junior@dce.ufpb."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

É relevante destacar a importância de se trabalhar com softwares educacionais no ensino aprendizagem da matemática, e neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal descrever os resultados de uma investigação realizada com estudantes do Ensino Fundamental II, da escola EEEF Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho, cujo objetivo específico foi apresentar uma proposta metodológica utilizando os softwares Photomath, Matemática (treine seu cérebro) e khan academy para auxiliar na compreensão de expressões e equações matemáticas, além de operações básicas de soma, subtração, divisão e multiplicação. Entende-se que os softwares estão em praticamente todos os meios de hardware, e estes são utilizados com infinitas finalidades, porém ainda é muito pouco utilizado na educação, para auxiliar no ensino aprendizagem nas salas de aula de fora delas. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 21 alunos da escola pesquisada vivenciaram e utilizaram recursos tecnológicos para aprendizado da matemática. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes os alunos ne sabiam da existência desses softwares e após a oficina, puderam ter um leque de opões e alternativas para otimizar seus estudos na disciplina de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.