É relevante destacar a importância de se trabalhar com softwares educacionais no ensino aprendizagem da matemática, e neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal descrever os resultados de uma investigação realizada com estudantes do Ensino Fundamental II, da escola EEEF Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho, cujo objetivo específico foi apresentar uma proposta metodológica utilizando os softwares Photomath, Matemática (treine seu cérebro) e khan academy para auxiliar na compreensão de expressões e equações matemáticas, além de operações básicas de soma, subtração, divisão e multiplicação. Entende-se que os softwares estão em praticamente todos os meios de hardware, e estes são utilizados com infinitas finalidades, porém ainda é muito pouco utilizado na educação, para auxiliar no ensino aprendizagem nas salas de aula de fora delas. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que 21 alunos da escola pesquisada vivenciaram e utilizaram recursos tecnológicos para aprendizado da matemática. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que, antes os alunos ne sabiam da existência desses softwares e após a oficina, puderam ter um leque de opões e alternativas para otimizar seus estudos na disciplina de matemática.