Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA DO CONTO PASSEIO NOTURNO PARTE I, DE RUBEM FONSECA SOB A PERSPECTIVA DA CORRENTE CRÍTICA SOCIOLÓGICA

Palavra-chaves: CONTO, CONTEXTO HISTÓRICO, VIOLÊNCIA Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Candido (2000) explica que a crítica sociológica mostra os elementos sociais como integrantes da estrutura e não, da superficie do texto, entendo que a arte tanto é influenciada pela sociedade quanto a influência. O horror e o terror, surgem em momentos estonteantes e em lugares que efervescem a trama e o leitor de Fonseca. Dessa forma, o terror pode atingir quando e quem menos se espera. O conto Passeio Noturno parte 1, traz relatos da “monótona” e “estressante” vida do protagonista da diegese, sendo descrito como homem de classe média com emprego, residência de status, família de aparências e que mantém uma relação indiferente e leviana medida pelo dinheiro, máscaras vestidas para esconder as mazelas da alma. Aparentando ser acometido por bloqueio de valores morais e distorções sobre o certo e o errado, a personagem principal mostra-se com as características do pós-modernismo: individualismo, subjetividade, ausência de valores, humor, pluralidade de estilos e crítica. O narrador autodiegético do conto em análise constrói em poucos ambientes uma áurea de suspense, chegando ao ato de cometer ações de extrema violência, já que uma das únicas formas que esta personagem encontra de aliviar toda sua fúria é cometendo atos bárbaros à noite, pela cidade onde mora. Diante disso, tem-se a curiosidade de entender o contexto histórico e os elementos que compõem suas obras deixando separado a biografia do autor. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de sites, livros, artigos monografias e dissertações. Destarte, o presente trabalho tem por finalidade analisar, por meio da corrente crítica sociológica fundamentada por Antonio Candido, Mikhail Bakhtin, Boris Schnaiderman os fundamentos que compõem o texto, amparada na investigação sobre os signos dos elementos textuais da ficção em análise.

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