O presente trabalho aborda as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) relatando a importância das atividades desenvolvidas com os jogos digitais e objetos de aprendizagens durante o período do curso de licenciatura em matemática com o subprojeto PIBIB- UFERSA. Está contido nesse relato reflexões acerca da atuação dos bolsistas no programa. A proposta apresentada em relação às ações do subprojeto se deu a partir de uma discussão sobre as possibilidades metodológicas de uso de jogos (digitais) no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Apresentando e discutindo possíveis atividades que poderiam ser exploradas com o uso desse recurso, abordando a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto da Educação Matemática, a partir da exploração de Jogos Digitais e Objetos de Aprendizagem nas aulas de Matemática. Apontando as possibilidades de uso desses recursos digitais como recurso didático aliado á estratégias pedagógicas que dinamizaram o processo de ensino e potencializando a aprendizagem. As atividades são desenvolvidas nas escolas estaduais conveniadas do programa, durante dois anos, como um projeto de intervenção buscando a abordagem dos jogos digitais e objetos de aprendizagem no ensino da Matemática, contribuindo com ações integradoras no ambiente educativo para o bem estar cognitivo e social dos discentes. Além de enfatizar a importância da participação no programa, o qual tem auxiliado os bolsistas a refletirem sobre o fazer docente bem como, a contribuição com o ensino de qualidade através de outras perspectivas de aprendizagem.