Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º A 5º ANO).

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO DE PEDAGOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47465
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3394
    "inscrito_id" => 7855
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º A 5º ANO)."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem os seguintes objetivos: investigar as características e o perfil da formação de pedagogos para o ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais do ensino Fundamental a nível nacional e local; disponibilizar aos pesquisadores em Ensino de Ciências Naturais, estudo sobre a prática pedagógica de Ciências por Licenciados em Pedagogia. Tal escolha se deu a partir de nossa afinidade com as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino de Ciências, e assim nos envolvemos bastante com o tema abordado. A metodologia adotada envolve uma pesquisa bibliográfica baseada em autores, tais como: Amaral e Gouveia (1986), Delizoicov e Angotti (1994, 2002, 2005), Bonando (1994), Krasilchik (1987 e 2000), Bizzo (2002), Brandi e Gurgel (2002), Mendes Sobrinho (2002), Ducatti-Silva (2005), Cachapuz (2005), Tardif (2006), entre outros; uma pesquisa sobre o Curso de Pedagogia através de estudos de documentos tais como, Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) e/ou matrizes curriculares de Cursos de Pedagogia em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras; e finalmente, uma pesquisa de campo realizada com professores de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da cidade de Teresina-PI; e com formandos em Pedagogia no segundo semestre letivo 2013, na própria UFPI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO DE PEDAGOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7855_14092018002908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEOMARA RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CLEOMARA NASCIMENTO"
    "autor_email" => "cleo_nascimento.ufpi@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47465
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3394
    "inscrito_id" => 7855
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º A 5º ANO)."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem os seguintes objetivos: investigar as características e o perfil da formação de pedagogos para o ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais do ensino Fundamental a nível nacional e local; disponibilizar aos pesquisadores em Ensino de Ciências Naturais, estudo sobre a prática pedagógica de Ciências por Licenciados em Pedagogia. Tal escolha se deu a partir de nossa afinidade com as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino de Ciências, e assim nos envolvemos bastante com o tema abordado. A metodologia adotada envolve uma pesquisa bibliográfica baseada em autores, tais como: Amaral e Gouveia (1986), Delizoicov e Angotti (1994, 2002, 2005), Bonando (1994), Krasilchik (1987 e 2000), Bizzo (2002), Brandi e Gurgel (2002), Mendes Sobrinho (2002), Ducatti-Silva (2005), Cachapuz (2005), Tardif (2006), entre outros; uma pesquisa sobre o Curso de Pedagogia através de estudos de documentos tais como, Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) e/ou matrizes curriculares de Cursos de Pedagogia em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras; e finalmente, uma pesquisa de campo realizada com professores de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da cidade de Teresina-PI; e com formandos em Pedagogia no segundo semestre letivo 2013, na própria UFPI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO DE PEDAGOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7855_14092018002908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEOMARA RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "CLEOMARA NASCIMENTO"
    "autor_email" => "cleo_nascimento.ufpi@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa tem os seguintes objetivos: investigar as características e o perfil da formação de pedagogos para o ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais do ensino Fundamental a nível nacional e local; disponibilizar aos pesquisadores em Ensino de Ciências Naturais, estudo sobre a prática pedagógica de Ciências por Licenciados em Pedagogia. Tal escolha se deu a partir de nossa afinidade com as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino de Ciências, e assim nos envolvemos bastante com o tema abordado. A metodologia adotada envolve uma pesquisa bibliográfica baseada em autores, tais como: Amaral e Gouveia (1986), Delizoicov e Angotti (1994, 2002, 2005), Bonando (1994), Krasilchik (1987 e 2000), Bizzo (2002), Brandi e Gurgel (2002), Mendes Sobrinho (2002), Ducatti-Silva (2005), Cachapuz (2005), Tardif (2006), entre outros; uma pesquisa sobre o Curso de Pedagogia através de estudos de documentos tais como, Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) e/ou matrizes curriculares de Cursos de Pedagogia em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras; e finalmente, uma pesquisa de campo realizada com professores de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da cidade de Teresina-PI; e com formandos em Pedagogia no segundo semestre letivo 2013, na própria UFPI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.