A presente pesquisa tem os seguintes objetivos: investigar as características e o perfil da formação de pedagogos para o ensino de Ciências Naturais nas séries iniciais do ensino Fundamental a nível nacional e local; disponibilizar aos pesquisadores em Ensino de Ciências Naturais, estudo sobre a prática pedagógica de Ciências por Licenciados em Pedagogia. Tal escolha se deu a partir de nossa afinidade com as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino de Ciências, e assim nos envolvemos bastante com o tema abordado. A metodologia adotada envolve uma pesquisa bibliográfica baseada em autores, tais como: Amaral e Gouveia (1986), Delizoicov e Angotti (1994, 2002, 2005), Bonando (1994), Krasilchik (1987 e 2000), Bizzo (2002), Brandi e Gurgel (2002), Mendes Sobrinho (2002), Ducatti-Silva (2005), Cachapuz (2005), Tardif (2006), entre outros; uma pesquisa sobre o Curso de Pedagogia através de estudos de documentos tais como, Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) e/ou matrizes curriculares de Cursos de Pedagogia em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras; e finalmente, uma pesquisa de campo realizada com professores de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da cidade de Teresina-PI; e com formandos em Pedagogia no segundo semestre letivo 2013, na própria UFPI.