A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NAS SÉRIES INICIAIS: A TESSITURA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45819 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 2386 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NAS SÉRIES INICIAIS: A TESSITURA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A presente pesquisa objetivou investigar a identidade da formação universitária em pedagogia na construção da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para buscamos mostrar a trajetória da construção da docência de um professor da Educação Básica em uma escola do município de Parintins-AM e a forma de como as experiências de vida contribuiu de forma significativa no processo de formação pessoal e profissional. Com aporte teórico nos estudos de Moran (2007), Saviani (2006), Silva (2003) e Veiga (2008) entre outros autores, constituem-se assim em uma investigação de estudo de caso cujos dados coletados foram analisados à luz da análise textual discursiva de Moraes (2006). O diálogo visou assim contribuir com o aprofundamento do conhecimento sobre a formação docente a partir do exercício da profissão consolidando o processo de tornar-se professor pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a sua subjetividade com a compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas a um fenômeno que agrega a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo de vir, em uma tessitura de sua prática em sala de aula dando contexto e em relação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO SUPERIOR, MEDIAÇÃO DIDÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2386_06072018101342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENILSON DINIZ PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DENILSON DINIZ" "autor_email" => "denilsondinizp@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45819 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 2386 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NAS SÉRIES INICIAIS: A TESSITURA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA" "resumo" => "A presente pesquisa objetivou investigar a identidade da formação universitária em pedagogia na construção da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para buscamos mostrar a trajetória da construção da docência de um professor da Educação Básica em uma escola do município de Parintins-AM e a forma de como as experiências de vida contribuiu de forma significativa no processo de formação pessoal e profissional. Com aporte teórico nos estudos de Moran (2007), Saviani (2006), Silva (2003) e Veiga (2008) entre outros autores, constituem-se assim em uma investigação de estudo de caso cujos dados coletados foram analisados à luz da análise textual discursiva de Moraes (2006). O diálogo visou assim contribuir com o aprofundamento do conhecimento sobre a formação docente a partir do exercício da profissão consolidando o processo de tornar-se professor pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a sua subjetividade com a compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas a um fenômeno que agrega a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo de vir, em uma tessitura de sua prática em sala de aula dando contexto e em relação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO SUPERIOR, MEDIAÇÃO DIDÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2386_06072018101342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENILSON DINIZ PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DENILSON DINIZ" "autor_email" => "denilsondinizp@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }