A presente pesquisa objetivou investigar a identidade da formação universitária em pedagogia na construção da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para buscamos mostrar a trajetória da construção da docência de um professor da Educação Básica em uma escola do município de Parintins-AM e a forma de como as experiências de vida contribuiu de forma significativa no processo de formação pessoal e profissional. Com aporte teórico nos estudos de Moran (2007), Saviani (2006), Silva (2003) e Veiga (2008) entre outros autores, constituem-se assim em uma investigação de estudo de caso cujos dados coletados foram analisados à luz da análise textual discursiva de Moraes (2006). O diálogo visou assim contribuir com o aprofundamento do conhecimento sobre a formação docente a partir do exercício da profissão consolidando o processo de tornar-se professor pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a sua subjetividade com a compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas a um fenômeno que agrega a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo de vir, em uma tessitura de sua prática em sala de aula dando contexto e em relação.