RESUMO:
Este trabalho procurou analisar e escrever de maneira que as pessoas iniciam seus processos de aprendizagem. E neste percurso nota-se a importância que a Psicologia aliada a Educação pode oferecer a todos envolvidos nos caminhos educacionais. Fora realizado um breve histórico do caminho percorrido pelas Teorias de Aprendizagem e em especial a importância das Teorias Cognitivas com ênfase na do Construtivismo, uma reflexão sobre os tempos distintos de aprendizagem e a importância desta consciência. Os estudos apontam que os indivíduos estão sujeitos desde a fecundação até a velhice aos processos de aprendizagem. Observou-se também o conceito de Andragogia que nada mais é do que a educação ou ensino para adultos. E desta forma propõe autonomia, colaboração e a autogestão da aprendizagem, atributos importantíssimos para quem deseja crescer profissionalmente. Deste modo considera-se a necessidade de adaptação do trabalho pedagógico por parte de professores, assim como a percepção do estudante como individuo, desde a infância a fase adulta. Espera-se que estes caminhos possibilitem a inclusão Educacional de todos os estudantes e os possibilite uma formação plena e de qualidade. Conclui-se que é necessário compreender e aceitar que, em tempos distintos, de acordo com suas características, físicas, psíquicas, motoras, sociais, sensórias e de saúde ou ainda de oportunidades. Cada um a seu tempo. Pode aprender sim.