Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO A INDISCIPLINA ESCOLAR ATRAVÉS DO RECREIO DIRIGIDO

Palavra-chaves: INDISCIPLINA ESCOLAR, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RECREIO DIRIGIDO, BRINCADEIRAS, BRINCADEIRAS Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO O presente trabalho foi elaborado na disciplina de Estágio Supervisionado I, na Universidade Federal de Alagoas-Campus Sertão, Delmiro Gouveia-AL. A realização desse projeto desenvolveuse na Escola Municipal Maria Dulce Cavalcante, localizada em Delmiro Gouveia-AL. As observações e os relatos foram feitos através da gestão escolar, atendendo ao público de estudantes entre 1º ao 5º ano do ensino fundamental e progressão 1, no horário matutino. O objetivo foi promover através do recreio dirigido brincadeiras socioeducativas com o intuito de alcançar a interação das crianças, diminuindo assim o índice de indisciplina escolar. Por meio da observação, foi constatado a importância de desenvolver um projeto que contemplasse todas as turmas do ensino fundamental e a participação de todos os membros da referida escola, e assim a proposta foi organizada considerando os aspectos políticos pedagógicos da escola, bem como a orientação dos gestores da instituição. O projeto tem como finalidade propor atividades recreativas, na qual foi levado propostas de brincadeiras lúdicas executadas durante o intervalo, e assim incitando comportamentos de atenção, bem como risos, aplicando as regras do jogo, diversão e respeito entre os participantes. Com a realização das atividades, propúnhamos um trabalho coletivo e harmonioso entre todos, fazendo do momento sinônimo de parceria e cordialidade através das brincadeiras, nas quais os alunos experimentaram novas experiências, aprendendo a desenvolver as habilidades de expressão e coletivismo entre os colegas. Os embasamentos teóricos estão aportados nos estudos de Moura e Arruda (2007), campos, Gonçalves e Vianna (1998), Sesc (2015), Brasil (1998), Cavallari, Zacharias (2007), Hohmann (2011) e Banaletti, Dametro 2015.

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