Este trabalho consiste em apresentar a gamificação como ferramenta capaz de facilitar o ensino de matemática nas escolas. Sabemos que a mesma é considerada por muitos alunos uma disciplina que traz consigo frustrações e dificuldades. Por outro lado, entendemos também que a tecnologia já se tornou o maior interesse do alunado, principalmente, quando falamos em games. Partindo desta ideia surge então o pensamento em unir as ferramentas que atraem nos jogos a metodologia do ensino da matemática, revigorando assim o estímulo e a busca por aprendizagem. Ao decorrer deste trabalho, entenderemos os diversos pensamentos que apontam a gamificação como grande possibilidade para a transformação no meio à qual estamos inseridos, além de abordar pensamentos acerca do trabalho coletivo que é de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem. Assim, abordaremos resultados a partir da aplicabilidade destes conceitos no âmbito escolar, na qual observaremos uma perspectiva pratica do tema proposto. Veremos também que cada escola possui uma realidade diferente e que mesmo com todos estes contrastes é possível promover uma educação de qualidade, e fincada nos princípios de liberdade e mudança, a partir dos conceitos que trazem a gamificação.