Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA.

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE QUESTÃO, ENSINO DE QUÍMICA, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA. Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As práticas educacionais nas escolas públicas brasileiras são pautadas num processo de ensino tradicional, quando levamos em consideração ao ensino de Química se tornam ainda mais presente, pois esta ciência pode se tornar muito abstrata para os estudantes e isso pode ter como consequência o desinteresse dos mesmo para aprender essa disciplina. É sabido que foi que muitos estudantes têm várias dificuldades quando se fala em aprender química, algumas delas são: dificuldade em decorar fórmulas, em compreender as questões das provas, dificuldades com cálculos matemáticos, entre outros. Na reta final do ensino médio a dificuldade aumenta ainda mais, pois além das avaliações da própria escola, tem os vestibulares e exames no ensino médio que dá ingresso ao ensino superior. Muito dos estudantes não tem condições financeiras para pagar um pré-vestibular e precisam de uma ajuda e um incentivo. Diante disto, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Vitória juntamente com o Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura (PDVL), dentro do grupo de trabalho de Resoluções de Questões do ENEM, com estudantes do 2º e 5º períodos de licenciatura em Química, do IFPE - Campus Vitória de Santo Antão, tem como objetivo principal realizar atividades de extensão visando sanar algumas dessas dificuldades desses estudantes das escolas estaduais parceira do programa, e colaborar para um melhor resultado nesses vestibulares e exames, com aulões, fazendo resoluções de questões que compôs o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos anteriores e vestibulares tanto como o da Universidade de Pernambuco (UPE) e IFPE, tendo como base metodológica o ciclo da experiência Kellyana.

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