O presente trabalho buscou apresentar uma forma de introduzir o tema "Jornada do Herói" no ensino fundamental II, a fim de desmistificar o padrão/ideal atual construído acerca do tema ao apresentar a perspectiva clássica, também visando discutir a opinião, principalmente entre os leitores mais jovens - em idade e geração, sobre o quanto a história dos heróis clássicos, apesar de cheias dos vários elementos - ação, aventura, ideais/valores - que envolvem o tema tanto nas histórias mais antigas como nas atuais, se tornam desinteressantes por serem contadas nos livros com a linguagem rebuscada que se tinha ainda na época de sua produção, dessa forma pensando na identificação das várias facetas do tema nos textos propostos como base. Com esse objetivo, fez-se o uso dos estudos de Zilberman (1990), Rodella (2014), Aguiar (1993), Cândido (1972), Almeida (2014), para elaboração do presente estudo. Essa necessidade de adentrar em um assunto mais denso através de outro mais receptivo, justifica-se pela constante desvalorização dos assuntos conhecidos e discutidos pelo corpo discente, sempre subordinando as obras àquelas consideradas clássicas/cânones mundiais ou nacionais, o que afasta o aluno que lê do possível interesse por leituras mais consagradas e mais ainda o que ainda não desenvolveu o interesse pela leitura. Ao saber valorizar o aluno leitor e seus interesses literários o processo de ensino-aprendizagem se torna muito mais proveitoso e interativo, por isso a importância de apresentar um deles ao longo deste trabalho.