O ensino do contexto histórico pode proporcionar aos alunos uma visão mais completa e interligada sobre a química, deixando de ser algo abstrato para torná-lo criativo e real. Mas, a carência de aulas que buscam o desenvolvimento dos alunos em relação a História da Ciência, especificamente no ensino de Química, está cada vez mais frequente na educação, mesmo que esteja nas referências curriculares educacionais a inserção da História da Ciência no processo ensino-aprendizagem dos conceitos científicos. Assim, este trabalho objetiva diagnosticar frente aos docentes em Química no que se refere à importância do estudo da História da Química no Ensino Médio. A metodologia trata de uma análise qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados será questionário, o público alvo da pesquisa serão 10 docentes de 03 escolas públicas de Caxias-MA. Espera-se que os professores relatem as potencialidades e as dificuldades em abordar a história da química nos conteúdos. Pois, a História da Química pode contribuir para que haja uma melhora nas aulas, visto que a mesma permite inserção de conceitos científicos dentro de uma realidade humana.