Este artigo trata sobre a formação inicial de professores para Educação Básica, ofertada na Universidade Federal do Pará, atualmente. Essa questão constituiu-se como objeto estrutural na produção do conhecimento e no encaminhamento de proposições cruciais nas políticas educacionais, sobretudo, ao longo das últimas décadas do século XX. Diante do exposto, temos como objetivo entender a compreensão dos discentes do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, que atuarão na Educação Básica, acerca da formação ofertada na UFPA. Utilizamos como aporte teórico-metodológico os preceitos de Pierre Bourdieu, em relação aos conceitos de campo e habitus; bem como o conceito de representação social estabelecido por Roger Chartier. Os dados levantados por meio de aplicações de questionários aos discentes do curso em questão, estão categorizados em conformidade com Laurence Bardin, a partir da análise de conteúdo. Preliminarmente, os discentes apontam que o Ensino Médio não os preparam para a vida acadêmica e a pouca oferta de componentes curriculares voltados à educação, concentrados no final do curso e ausência de atividades práticas, impossibilita o preparo para o exercício da docência na Educação Básica.