TELE-EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA TRÍPLICE ENDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49079 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2368 "inscrito_id" => 10291 "titulo" => "TELE-EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA TRÍPLICE ENDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A utilização de novas metodologias de ensino como a educação à distância é considerada um instrumento eficaz de propagação do conhecimento, principalmente em situações emergenciais como no enfrentamento epidêmico, à exemplo da tríplice endemia (Zika, Chikungunya e Dengue). Sendo assim, o artigo objetiva apresentar o relato de experiência sobre o desenvolvimento de ações de tele-educação criadas por alunos do ensino superior sob a supervisão de seus docentes em parceria com um Núcleo de Telessaúde para os profissionais que atuam na atenção primária básica, visando apoiar o processo de educação permanente em saúde. A equipe de trabalho foi composta por docentes e discentes do curso de Fonoaudiologia. A proposta foi estruturada em quatro fases: Fase 1- Capacitação da equipe; Fase 2- Planejamento das ações; Fase 3- Oferta dos ciclos de web seminários; Fase 4- Produção, coleta e análise dos indicadores A análise dos dados foi realizada mediante construção e alimentação de um banco de dados e no tratamento dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva. Foram realizados no ano de 2017 treze web seminários, construídos e apresentados pelos graduandos. A média total de participantes nas (218 profissionais). 100% dos participantes reportaram satisfação com a iniciativa e recomendaram a continuidade do trabalho. Conclui-se que as ações de Tele-educação produzidas por discentes possibilitaram a criação de um espaço de educação permanente para troca de conhecimentos e fortalecimento do cuidado integral, com vistas também à melhoria e acesso à educação em saúde da população em resposta a atuais e a futuras epidemias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TELEMEDICINA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10291_11102018141117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatianapss2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49079 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2368 "inscrito_id" => 10291 "titulo" => "TELE-EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA TRÍPLICE ENDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A utilização de novas metodologias de ensino como a educação à distância é considerada um instrumento eficaz de propagação do conhecimento, principalmente em situações emergenciais como no enfrentamento epidêmico, à exemplo da tríplice endemia (Zika, Chikungunya e Dengue). Sendo assim, o artigo objetiva apresentar o relato de experiência sobre o desenvolvimento de ações de tele-educação criadas por alunos do ensino superior sob a supervisão de seus docentes em parceria com um Núcleo de Telessaúde para os profissionais que atuam na atenção primária básica, visando apoiar o processo de educação permanente em saúde. A equipe de trabalho foi composta por docentes e discentes do curso de Fonoaudiologia. A proposta foi estruturada em quatro fases: Fase 1- Capacitação da equipe; Fase 2- Planejamento das ações; Fase 3- Oferta dos ciclos de web seminários; Fase 4- Produção, coleta e análise dos indicadores A análise dos dados foi realizada mediante construção e alimentação de um banco de dados e no tratamento dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva. Foram realizados no ano de 2017 treze web seminários, construídos e apresentados pelos graduandos. A média total de participantes nas (218 profissionais). 100% dos participantes reportaram satisfação com a iniciativa e recomendaram a continuidade do trabalho. Conclui-se que as ações de Tele-educação produzidas por discentes possibilitaram a criação de um espaço de educação permanente para troca de conhecimentos e fortalecimento do cuidado integral, com vistas também à melhoria e acesso à educação em saúde da população em resposta a atuais e a futuras epidemias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TELEMEDICINA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10291_11102018141117.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "tatianapss2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }