Este ensaio deu-se a partir da vivência enquanto alunas do curso de Pedagogia e solicitado pela Disciplina de Projetos Gestora ofertada pela Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de um estudo de caso realizado na Escola Centro Educacional Viver, situada na cidade Cajueiro-Alagoas, durante 02/2018 até 07/2018. Nesse sentido, este projeto visou sistematizar os conhecimentos adquiridos por nós durante o desenvolvimento do curso, como também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais. Além disso, este trabalho nos proporcionou um contato com o universo acadêmico da iniciação científica. Desse modo, este artigo tem por objetivo apresentar e analisar resultados de uma pesquisa descritiva que pretendeu reconhecer como o currículo oculto pode disseminar as diferenças existentes no tecido social promovendo ou não o espírito crítico dos alunos. A pesquisa se insere no âmbito escolar, precisamente nas aulas da disciplina de História. A partir da adoção de uma metodologia de pesquisa e técnica como observação a condução da investigação aqui relatada pretende-se: a) discutir as categorias do tema proposto: currículo oculto; prática escolar; b) contrastar teoria e prática escolar; d) organizar os dados coletados.