Este trabalho apresenta parte das informações decorrentes de uma pesquisa que teve início em 2017 e encontra-se em processo de finalização. Por seu intermédio pretendemos analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições do Grupo PET Conexões de Saberes para a formação e a produção de saberes profissionais dos envolvidos. Os sujeitos são alunos das licenciaturas da Universidade Federal Fluminense (UFF) que atuam/atuaram como membros de um grupo vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET), ligado desde 2014 ao Ministério da Educação. O grupo é coordenado por uma das autoras deste artigo e desenvolve continuamente ações de natureza pedagógica em escolas públicas do município de Niterói/RJ. O trabalho articula ensino, pesquisa e extensão e as informações coletadas têm sido registradas por meio de anotações em cadernos de campo, fichas de avaliação, diários pessoais e entrevistas semiestruturas gravadas em áudio. Tendo em vista o considerável volume de dados produzidos selecionamos para o presente trabalho, parte da elaboração teórica que produzimos acerca das questões ligadas à formação de professores. Nosso intuito é sistematizar contribuições da área a propósito do debate sobre a formação de professores e o início da carreira do magistério. De modo geral, as informações adquiridas evidenciam que os saberes profissionais dos professores abrangem uma grande diversidade de objetos, questões e problemas que estão imbricados e presentes em seu contexto de trabalho e que é urgente a necessidade de construirmos coletivamente outros modelos de formação, pautados pela análise dos aspectos profissionais que emergem do ambiente escolar.