Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS RELAÇÕES CTS

Palavra-chaves: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), ENSINO DE CIÊNCIAS, PENSAMENTO CRÍTICO (PC), SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48548
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 769
    "inscrito_id" => 7733
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS RELAÇÕES CTS"
    "resumo" => """
      O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa uma estratégia que vem se consolidando, sendo respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como forma de Educação Tecnológica. A educação científica usando CTS fornece suporte para desenvolver um pensamento crítico (PC) e mobilizar para a melhoria da qualidade de vida. Assim, a pesquisa em andamento visa perceber o impacto que uma sequência didática sobre as relações CTS pode ter sobre o pensamento crítico dos estudantes. \r\n
      A atividade completa compreende dez aulas compreendendo: questionário inicial, vídeos para discussões sobre as relações CTS, sequência didática (situação problema) e questionário final. Os métodos de coleta de dados são: observação, aplicação de questionários (inicial e final) e análise documental, adequadas à pesquisa-ação. Os documentos avaliados são os guias de observação/acompanhamento e os questionários inicial e final. Além disso, é feito registro através de caderno de campo e gravações de vídeo. A análise para percepção das concepções dos estudantes sobre as relações CTS e sobre a situação do PC foi aplicada principalmente sobre os questionários inicial e final. \r\n
      A sequência didática foi aplicada no semestre de 2017.2 em caráter protótipo e está sendo aplicada formalmente no semestre de 2018.1. Para a turma de 2017.2 foi feita uma análise dos dados coletados, mas a análise da turma de 2018.1 ainda está em andamento.\r\n
      Na aplicação protótipo foi possível perceber alterações na análise dos estudantes tanto sobre as relações CTS quanto sobre o PC.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), ENSINO DE CIÊNCIAS, PENSAMENTO CRÍTICO (PC), SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID7733_21082018093258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA SILVEIRA"
    "autor_email" => "monica.silveira@ifba.edu."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48548
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 769
    "inscrito_id" => 7733
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DE ESTUDANTES A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS RELAÇÕES CTS"
    "resumo" => """
      O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa uma estratégia que vem se consolidando, sendo respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como forma de Educação Tecnológica. A educação científica usando CTS fornece suporte para desenvolver um pensamento crítico (PC) e mobilizar para a melhoria da qualidade de vida. Assim, a pesquisa em andamento visa perceber o impacto que uma sequência didática sobre as relações CTS pode ter sobre o pensamento crítico dos estudantes. \r\n
      A atividade completa compreende dez aulas compreendendo: questionário inicial, vídeos para discussões sobre as relações CTS, sequência didática (situação problema) e questionário final. Os métodos de coleta de dados são: observação, aplicação de questionários (inicial e final) e análise documental, adequadas à pesquisa-ação. Os documentos avaliados são os guias de observação/acompanhamento e os questionários inicial e final. Além disso, é feito registro através de caderno de campo e gravações de vídeo. A análise para percepção das concepções dos estudantes sobre as relações CTS e sobre a situação do PC foi aplicada principalmente sobre os questionários inicial e final. \r\n
      A sequência didática foi aplicada no semestre de 2017.2 em caráter protótipo e está sendo aplicada formalmente no semestre de 2018.1. Para a turma de 2017.2 foi feita uma análise dos dados coletados, mas a análise da turma de 2018.1 ainda está em andamento.\r\n
      Na aplicação protótipo foi possível perceber alterações na análise dos estudantes tanto sobre as relações CTS quanto sobre o PC.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), ENSINO DE CIÊNCIAS, PENSAMENTO CRÍTICO (PC), SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID7733_21082018093258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA SILVEIRA"
    "autor_email" => "monica.silveira@ifba.edu."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa uma estratégia que vem se consolidando, sendo respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como forma de Educação Tecnológica. A educação científica usando CTS fornece suporte para desenvolver um pensamento crítico (PC) e mobilizar para a melhoria da qualidade de vida. Assim, a pesquisa em andamento visa perceber o impacto que uma sequência didática sobre as relações CTS pode ter sobre o pensamento crítico dos estudantes. A atividade completa compreende dez aulas compreendendo: questionário inicial, vídeos para discussões sobre as relações CTS, sequência didática (situação problema) e questionário final. Os métodos de coleta de dados são: observação, aplicação de questionários (inicial e final) e análise documental, adequadas à pesquisa-ação. Os documentos avaliados são os guias de observação/acompanhamento e os questionários inicial e final. Além disso, é feito registro através de caderno de campo e gravações de vídeo. A análise para percepção das concepções dos estudantes sobre as relações CTS e sobre a situação do PC foi aplicada principalmente sobre os questionários inicial e final. A sequência didática foi aplicada no semestre de 2017.2 em caráter protótipo e está sendo aplicada formalmente no semestre de 2018.1. Para a turma de 2017.2 foi feita uma análise dos dados coletados, mas a análise da turma de 2018.1 ainda está em andamento. Na aplicação protótipo foi possível perceber alterações na análise dos estudantes tanto sobre as relações CTS quanto sobre o PC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.