O ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa uma estratégia que vem se consolidando, sendo respaldada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como forma de Educação Tecnológica. A educação científica usando CTS fornece suporte para desenvolver um pensamento crítico (PC) e mobilizar para a melhoria da qualidade de vida. Assim, a pesquisa em andamento visa perceber o impacto que uma sequência didática sobre as relações CTS pode ter sobre o pensamento crítico dos estudantes.
A atividade completa compreende dez aulas compreendendo: questionário inicial, vídeos para discussões sobre as relações CTS, sequência didática (situação problema) e questionário final. Os métodos de coleta de dados são: observação, aplicação de questionários (inicial e final) e análise documental, adequadas à pesquisa-ação. Os documentos avaliados são os guias de observação/acompanhamento e os questionários inicial e final. Além disso, é feito registro através de caderno de campo e gravações de vídeo. A análise para percepção das concepções dos estudantes sobre as relações CTS e sobre a situação do PC foi aplicada principalmente sobre os questionários inicial e final.
A sequência didática foi aplicada no semestre de 2017.2 em caráter protótipo e está sendo aplicada formalmente no semestre de 2018.1. Para a turma de 2017.2 foi feita uma análise dos dados coletados, mas a análise da turma de 2018.1 ainda está em andamento.
Na aplicação protótipo foi possível perceber alterações na análise dos estudantes tanto sobre as relações CTS quanto sobre o PC.