Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SUPERLOGO E O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO MATEMÁTICO

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, COMPORTAMENTO MATEMÁTICO, SUPERLOGO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49054
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 6228
    "titulo" => "SUPERLOGO E O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO MATEMÁTICO"
    "resumo" => "As relações existentes no processo de ensino aprendizagem da matemática estão sendo amplamente estudadas e investigadas atualmente, pois se observam os altos índices de reprovação e a grande dificuldade enfrentada na tentativa de entender e trabalhar com os conceitos da área. Muitas metodologias de ensino surgem na tentativa de proporcionar uma aprendizagem que seja significativa, essa enorme possibilidade de trabalho se amplia ainda mais com o crescente desenvolvimento tecnológico e a produção de softwares educativos. Porém, muitas das vezes, o não conhecimento do verdadeiro potencial de metodologias que envolvam tecnologia educacional acaba fazendo com que não se atinjam os resultados esperados em sala de aula, não sendo desenvolvido o comportamento matemático. Este por sua vez, só poderá ser compreendido e completamente desenvolvido quando se estudarem a fundo conceitos da análise do comportamento, tidos como fundamentais para a matemática, tanto no ensino como na aprendizagem. Partindo deste entendimento, tal trabalho pretende mostrar a importância dos softwares educativos para o ensino da matemática, em especial o trabalho com o SuperLogo, explorando suas potencialidades no desenvolvimento do comportamento matemático. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória que incialmente procurou compreender o cenário atual de ensino aprendizagem da matemática, partindo posteriormente para um estudo sobre a análise do comportamento e de seus principais conceitos. Em seguida, partiu-se para um estudo mais detalhado sobre o comportamento matemático e seu desenvolvimento através da aplicação do SuperLogo como uma proposta metodológica em a sala de aula. Verifica-se que o desenvolvimento do comportamento matemático pode ser alcançado quando há o real entendimento das possibilidades da metodologia empregada. Essa compreensão, com relação à proposta de trabalho com o SuperLogo, pode ser obtida por meio do estudo da análise do comportamento e de seus conceitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, COMPORTAMENTO MATEMÁTICO, SUPERLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6228_17082018112701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ AUGUSTO LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "augustolopes10@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49054
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 690
    "inscrito_id" => 6228
    "titulo" => "SUPERLOGO E O DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO MATEMÁTICO"
    "resumo" => "As relações existentes no processo de ensino aprendizagem da matemática estão sendo amplamente estudadas e investigadas atualmente, pois se observam os altos índices de reprovação e a grande dificuldade enfrentada na tentativa de entender e trabalhar com os conceitos da área. Muitas metodologias de ensino surgem na tentativa de proporcionar uma aprendizagem que seja significativa, essa enorme possibilidade de trabalho se amplia ainda mais com o crescente desenvolvimento tecnológico e a produção de softwares educativos. Porém, muitas das vezes, o não conhecimento do verdadeiro potencial de metodologias que envolvam tecnologia educacional acaba fazendo com que não se atinjam os resultados esperados em sala de aula, não sendo desenvolvido o comportamento matemático. Este por sua vez, só poderá ser compreendido e completamente desenvolvido quando se estudarem a fundo conceitos da análise do comportamento, tidos como fundamentais para a matemática, tanto no ensino como na aprendizagem. Partindo deste entendimento, tal trabalho pretende mostrar a importância dos softwares educativos para o ensino da matemática, em especial o trabalho com o SuperLogo, explorando suas potencialidades no desenvolvimento do comportamento matemático. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória que incialmente procurou compreender o cenário atual de ensino aprendizagem da matemática, partindo posteriormente para um estudo sobre a análise do comportamento e de seus principais conceitos. Em seguida, partiu-se para um estudo mais detalhado sobre o comportamento matemático e seu desenvolvimento através da aplicação do SuperLogo como uma proposta metodológica em a sala de aula. Verifica-se que o desenvolvimento do comportamento matemático pode ser alcançado quando há o real entendimento das possibilidades da metodologia empregada. Essa compreensão, com relação à proposta de trabalho com o SuperLogo, pode ser obtida por meio do estudo da análise do comportamento e de seus conceitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, COMPORTAMENTO MATEMÁTICO, SUPERLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID6228_17082018112701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ AUGUSTO LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "augustolopes10@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As relações existentes no processo de ensino aprendizagem da matemática estão sendo amplamente estudadas e investigadas atualmente, pois se observam os altos índices de reprovação e a grande dificuldade enfrentada na tentativa de entender e trabalhar com os conceitos da área. Muitas metodologias de ensino surgem na tentativa de proporcionar uma aprendizagem que seja significativa, essa enorme possibilidade de trabalho se amplia ainda mais com o crescente desenvolvimento tecnológico e a produção de softwares educativos. Porém, muitas das vezes, o não conhecimento do verdadeiro potencial de metodologias que envolvam tecnologia educacional acaba fazendo com que não se atinjam os resultados esperados em sala de aula, não sendo desenvolvido o comportamento matemático. Este por sua vez, só poderá ser compreendido e completamente desenvolvido quando se estudarem a fundo conceitos da análise do comportamento, tidos como fundamentais para a matemática, tanto no ensino como na aprendizagem. Partindo deste entendimento, tal trabalho pretende mostrar a importância dos softwares educativos para o ensino da matemática, em especial o trabalho com o SuperLogo, explorando suas potencialidades no desenvolvimento do comportamento matemático. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória que incialmente procurou compreender o cenário atual de ensino aprendizagem da matemática, partindo posteriormente para um estudo sobre a análise do comportamento e de seus principais conceitos. Em seguida, partiu-se para um estudo mais detalhado sobre o comportamento matemático e seu desenvolvimento através da aplicação do SuperLogo como uma proposta metodológica em a sala de aula. Verifica-se que o desenvolvimento do comportamento matemático pode ser alcançado quando há o real entendimento das possibilidades da metodologia empregada. Essa compreensão, com relação à proposta de trabalho com o SuperLogo, pode ser obtida por meio do estudo da análise do comportamento e de seus conceitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.