As relações existentes no processo de ensino aprendizagem da matemática estão sendo amplamente estudadas e investigadas atualmente, pois se observam os altos índices de reprovação e a grande dificuldade enfrentada na tentativa de entender e trabalhar com os conceitos da área. Muitas metodologias de ensino surgem na tentativa de proporcionar uma aprendizagem que seja significativa, essa enorme possibilidade de trabalho se amplia ainda mais com o crescente desenvolvimento tecnológico e a produção de softwares educativos. Porém, muitas das vezes, o não conhecimento do verdadeiro potencial de metodologias que envolvam tecnologia educacional acaba fazendo com que não se atinjam os resultados esperados em sala de aula, não sendo desenvolvido o comportamento matemático. Este por sua vez, só poderá ser compreendido e completamente desenvolvido quando se estudarem a fundo conceitos da análise do comportamento, tidos como fundamentais para a matemática, tanto no ensino como na aprendizagem. Partindo deste entendimento, tal trabalho pretende mostrar a importância dos softwares educativos para o ensino da matemática, em especial o trabalho com o SuperLogo, explorando suas potencialidades no desenvolvimento do comportamento matemático. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória que incialmente procurou compreender o cenário atual de ensino aprendizagem da matemática, partindo posteriormente para um estudo sobre a análise do comportamento e de seus principais conceitos. Em seguida, partiu-se para um estudo mais detalhado sobre o comportamento matemático e seu desenvolvimento através da aplicação do SuperLogo como uma proposta metodológica em a sala de aula. Verifica-se que o desenvolvimento do comportamento matemático pode ser alcançado quando há o real entendimento das possibilidades da metodologia empregada. Essa compreensão, com relação à proposta de trabalho com o SuperLogo, pode ser obtida por meio do estudo da análise do comportamento e de seus conceitos.