O estudo visa refletir sobre a política de desenvolvimento dos técnicos administrativos ofertada pelas IES considerando a formação continuada desses sujeitos na perspectiva de uma educação que promova sua emancipação. A metodologia, de natureza qualitativa, se constitui de uma pesquisa bibliográfica, a partir de estudos realizados durante a pós-graduação, tendo como base teórica o materialismo histórico dialético a partir de autores como Antunes (2012), Mészáros (2008), Paro (2013) e ainda as produções acadêmicas realizadas até o momento no âmbito da temática em curso. Os resultados apontam que os técnicos administrativos que atuam nas IES necessitam desenvolver sua formação de modo contínuo contemplando o âmbito acadêmico destes profissionais, para além do desenvolvimento de competências e habilidades profissionais comuns ao modelo reprodutivista de capacitação profissional que tende, apenas, a promover a alienação do trabalho. As conclusões apontam que na condição de sujeitos críticos, almeja-se que estes profissionais superem essa alienação, transformados pela ação emancipadora de uma formação integral do ser, na perspectiva da ressignificação de sua atuação no ambiente em que trabalham e na própria sociedade. Dessa forma, estarão traçando uma trajetória profissional para além do capital o que significa seguir adiante para uma transformação sóciohistórica em sua totalidade onde a Educação, entendida em seu sentido mais amplo, se torne a principal ferramenta capaz de nortear todo o processo de transformação social com vistas a superação da alienação do trabalho e a garantia plena da emancipação humana.