O presente artigo teve por objetivo geral “pesquisar como a abordagem de Educação sobre Direitos Humanos no Ensino de Química pode contribuir para uma formação cidadã na escola”. Com isso, buscou-se pesquisar fundamentos teóricos e normativos tanto da Educação sobre Direitos Humanos quanto do Ensino de Química no Brasil, além de conceituar a formação cidadã no contexto do Ensino de Química. A opção metodológica deu-se por uma pesquisa exploratória, a qual exigiu adoção de revisão bibliográfica e análise documental. Foram analisados uma série de referenciais como também documentos normativos. Com base em tais análises, portanto, foi possível o entrelaçamento teórico entre os temas da Educação em Direitos Humanos e da formação cidadã, de modo a favorecer o aprimoramento no Ensino de Química. A Educação para a Cidadania fomentada pelo o Ensino de Química torna-se uma estratégia e/ou metodologia eficiente de ensino, uma vez que desenvolve o conteúdo a partir de um contexto real e significativo para os estudantes. Diante disso, cabe destacar que o Ensino de Química comprometido com a formação cidadã não é necessidade, mas obrigatoriedade, conforme recomenda a Constituição vigente, no seu artigo 205. O cidadão consciente pode fazer valer os preceitos teóricos de uma sociedade democrática, a qual se constrói pela formação de uma cultura de respeito através da promoção e materialização de valores como empatia, igualdade, tolerância, cooperação e paz.