O artigo tem o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa, que incentive os estudantes ao estudo da química orgânica, com ênfase aos hidrocarbonetos, aproximando o conteúdo visto no ambiente de aprendizagem com o cotidiano. O projeto adotado não é exclusivo para o ensino de ciências e pode ser trabalhado também em outros componentes curriculares, principalmente para contextualizar os conceitos e tornar a aula mais atraente. Os estudantes são estimulados a trabalharem em grupo para demonstrarem toda a criatividade nas diferentes formas de abordagem do tema. Para isso, o projeto foi realizado em uma turma da 3ª série do Ensino Médio em um Colégio Estadual, durante o Estágio Supervisionado em Química III, no qual ocorreu em três etapas: debates em sala, confecção de stands e produção de textos. Os debates foram fundamentados em pesquisas feitas em casa pelos educandos que tinham o intuito de discutir a variedade dos materiais derivados do petróleo. No segundo momento a turma foi dividida em três grupos para criação de stands acerca dos conceitos trabalhados nas aulas. E a terceira etapa se deu na produção de um texto, com algumas palavras-chave dada pela estagiária, no qual foi uma atividade de grande relevância para os educandos por retomar todo o conteúdo discutido nas aulas e apresentado pelos colegas. A turma demonstrou grande interesse em participar das atividades e melhor assimilação dos conceitos, principalmente os estudantes com mais dificuldade. O projeto pretende também mostrar outros métodos de ensino para uma aprendizagem de maior relevância.